Publicação

Material completo de Redes de Computadores (com videoaulas)

foto de
Portal GSTI CONTEÚDO EM DESTAQUE

Cursos gratuitos online de redes de computadores + apostilas

Como alguns frequentadores do Portal GSTI podem ter notado, aos poucos, estamos abrindo espaço para temas técnicos na área de TI e dando suporte a leitores que muitas vezes buscam material para estudos com diversos fins, inclusive concursos públicos. 

A seguir disponibilizo diversos materiais grátis, recomendados por colegas ou encontrados em pesquisas na web, todos relacionados a noções básicas sobre redes de computadores. 

De quebra, indico links para algumas videoaulas grátis de #Redes de Computadores. Espero que atenda a sua necessidade!


##### Atualizado em Agosto de 2017 ######

O conteúdo desta publicação foi divulgado em 2013. A seguir, indicamos alguns links de cursos gratuitos / apostilas mais recentes / atualizados

1. Cursos Gratuitos:

2. Vídeo Aulas Gratuitas:

3. Ebooks e Apostilas Gratuito(as)

##### Atualizado em Agosto de 2017 ######

Loja iPlace


1. CURSO COMPLETO DE REDES 

Em primeiro lugar, gostaria de indicar o conteúdo que merece maior destaque: curso de redes completo oferecido pela CECIERJ. Esta fundação disponibiliza cursos de nível superior gratuitamente online. Basta acessar os links abaixo para fazer os cursos de Redes I e Redes II.

Redes de Computadores I

Redes de Computadores II 

2. LIVROS (EBOOKS) DE REDES DE COMPUTADORES

Material excepcional disponibilizado pela Escola Superior de Redes. A Universidade tem sua sede no Rio de Janeiro, mas tive a oportunidade de conhecer um de seus coordenadores de cursos aqui em Salvador neste ano. Só tenho recomendações positivas sobre a estrutura e organização. Aposto que você também irá se impressionar com a qualidade do material (considero conteúdo avançado). Cada apostila destas é na verdade um livro, totalizando mais de 3 mil páginas. Não deixe de conhecer a estrutura dos cursos e outros materiais didáticos disponibilizados.

Lista de ebooks gratuitos de redes de computadores:

3. SLIDES DE AULAS DE REDES DE COMPUTADORES 

Opção para quem tem pouco tempo e precisa de um material mais resumido! Material completo da disciplina de Redes de Computadores , disponibilizado na WEB pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). São cerca de 600 slides, bem descritos, detalhados e ilustrados. O autor é o Prof. José Gonçalves Pereira Filho.

Lista de apostilas (slides) de redes de computadores:

4. SLIDES DE AULAS DE REDES DE COMPUTADORES II

    Material com nível introdutório, disponibilizado para livre acesso pela Universidade Federal de Campina Grande, elaborado pelo professor Prof. Pedro Sergio Nicolletti (Peter). São, ao todo, mais de 200 páginas de conteúdo.

    MÓDULOASSUNTOMATERIAL
    0ApresentaçãoApresentação
    1IntroduçãoIntrodução
    2Arquitetura de Redes
    3Estudo de Casos
    4TCP/IP

    5. SLIDES DE AULAS DE REDES DE COMPUTADORES III

    Material do Professor Fabrício Breve (+ de 300 slides). Aproveite para conhecer o site dele, é muito bom.

    Lista de apostilas (slides) de redes de computadores:

    6. SLIDES DE AULAS DE REDES DE COMPUTADORES IV 

    Material disponibilizado livremente pelo Professor Adriano Mauro Cansian (cerca de 400 páginas). Ótimo conteúdo. 

    Lista de apostilas (slides) de redes de computadores:

    Material didático baseado no Cap. 1 do Livro-texto (Kurose & Ross). Tópicos principais: O que que é a Internet; O que é um protocolo; A borda (edge) da rede; O núcleo (core) da rede; Rede de acesso, meio físico. Desempenho: perdas, retardo; Camadas de protocolo e modelos de serviço; Backbones, PTTs, provedores; Breve História da Internet.

    Os Principais Serviços e aplicações na Internet; Paradigma Cliente-servidor; O protocolo FTP; A World Wide Web e o Protocolo HTTP; Mensagens eletrônicas, SMTP, POP3 e IMAP; Formatos de mensagens; Mensagens MIME; Protocolos de conexão seguros; DNS - Domain Name Service; Aplicações P2P (Napster, Gnutela, Kazaa e Bittorrent); Sockets.

    A camada de transporte; Modelos de serviço de transporte; Máquinas de estado RDT em canais não confiáveis; Protocolos dutados; Go Back N; Transporte confiável; Controle de Fluxo; Controle de congestionamento; TCP; UDP.

    7. VÍDEO AULAS COMPLEMENTARES  

    Vídeoaulas gratuitas Redes de Computadores ministradas pelos professores Cláudio de C. Monteiro, Alex Coelho, Evanderson Alex Almeida e Vinícius de M. Rios. São ao  todo 19 módulos. Considero um conteúdo complementar, embora não seja tão completo quanto o primeiro curso de redes referenciado. 


    Aula 01 parte 01




    Aula 01 parte 02



    Aula 01 parte 03



    Aula 02 parte 01



    Aula 02 parte 02



    Aula 02 parte 03



    Aula 03 parte 01



    Aula 03 parte 02



    Aula 03 parte 03



    Aula 04 parte 01



    Aula 04 parte 02



    Aula 04 parte 03



    Aula 04 parte 04



    Aula 05 parte 01



    Aula 05 parte 02



    Aula 05 parte 03



    Aula 05 parte 04



    Videoaula calculo de endereço IP


      Comentários