Publicação

Qual é melhor: PRINCE2 ou PMBOK?

foto de
Robériton Ribeiro CONTEÚDO EM DESTAQUE
Constatemente recebo os seguintes questionamentos: PRINCE2 é melhor que o PMBOK ? A certificação PMP é mais difícil de ser obtida do que a certificação PRINCE2 ? Qual das certificações devo tirar primeiro? Vale a pena ter as duas certificações? 
O assunto certificação merece um destaque à parte e, por esta razão, escreverei a respeito em uma das séries do PRINCE2 sem mistério ( leia mais da série PRINCE2 sem mistério ).

Antes de ajudá-los a responder a pergunta deste artigo, segue uma breve descrição das duas abordagens .

A Guide to the Project Management Body of Knowledge ( PMBOK Guide), como a tradução do próprio nome diz, é um guia de conhecimentos para o gerenciamento de projetos. O PMBOK Guide é de propriedade do PMI (Project Management Insitute) e sua primeira edição foi lançada no ano de 1996.

O Project IN Controlled Enviroment ( PRINCE2 ) é uma metodologia para o gerenciamento de projetos. Este método é bastante difundido na Europa e está começando a ser utilizado, de forma mais expressiva, aqui no Brasil. PRINCE2 é uma marca registrada do OGC (The Office Government Commerce) e teve seu primeiro lançamento em 1996. Nas próximas edições da série PRINCE2 sem mistérios, vocês terão oportunidade de saber um pouco mais sobre esta metodologia.

A diferença básica entre PMBOK Guide e PRINCE2 é que enquanto o primeiro é uma base de conhecimentos e boas práticas de gerenciamento de projetos, o segundo é uma abordagem estruturada, com processos, papéis e responsabilidades bem definidos, que orienta o gerente e time do projeto na condução do projeto. O PMBOK Guide mostra “o que” é necessário fazer e o PRINCE2 mostra “como” fazer.

E então, qual o melhor, PMBOK Guide ou PRINCE2?

Tanto o PMBOK Guide quanto o PRINCE2 tem suas vantagens e, apesar das diferenças, não tem como responder qual deles é o melhor. O mais correto é entender que ambos são complementares e que, se utilizados em conjunto, é possível adquirir vantagens através da obtenção do que há de melhor nestas duas abordagens referências de gerenciamento de projetos.

PRINCE2 ® is a registered trade mark of OGC

PMBOK® Guide is a registred mark of PMI

Comentários