Publicação

Você conhece o PRINCE2?

foto de
Robériton Ribeiro CONTEÚDO EM DESTAQUE



Você já ouviu falar no método PRINCE2 para gerenciamento de projetos? Trata-se de uma conceituada metodologia utilizada em todo o mundo, principalmente na Europa, e que está começando a ganhar reconhecimento no Brasil. PRINCE2 é a metodologia de gerenciamento de projetos mais utilizada no mundo.


PRINCE (Project IN Controlled Enviroments) é um método estruturado para gerenciamento de projetos que foi estabelecido em 1989 pelo CCTA (The Central Computer and Telecommunications Agency) atualmente (The Office of Government Commerce). O PRINCE foi desenvolvido a partir do PROMPTII que também é um método estruturado para gerenciamento de projetos e que foi criado em 1975 pela Simpact Systems Ltd. Em 1979 o CCTA adotou o PROMPTII como padrão para o gerenciamento de todos os projetos de sistema de informação do governo britânico. Em 1989 o PRINCE substituiu o PROMPTII nos projetos governamentais.

O CCTA continuou o desenvolvimento do método e em 1996 o PRINCE2 foi lançado em resposta às solicitações de melhorias dos usuários. O PRINCE2 foi lançado não apenas como um método para gerenciamento de projetos de sistema de informação, mas para o gerenciamento de qualquer tipo de projeto. PRINCE2 é baseado nas diversas experiências de gerente de projetos, times de projetos, profissionais envolvidos em projetos… através de seus erros, acertos, omissões dentre outras ações.


PRINCE2 é um padrão utilizado extensivamente pelo governo britânico e é amplamente reconhecido e utilizado no setor privado em todo o mundo.


Mais artigos relacionado a este método, pode ser lido em www.2rprojetos.com

Comentários