Publicação

Qual caminho seguir

foto de
Emanoel Meirelles
Por Emanoel Meirelles


Desde pequenos ouvimos aquela conhecida frase: “ O que você vai ser quando crescer?” Medico? Advogado? Engenheiro? Analista de Sistemas?
Durante as aulas que ministrei freqüentemente era perguntado por meus alunos sobre qual caminho seguir , qual especialidade? Qual mercado mais aquecido? Qual pagava melhor? Pode parecer purismo, mas aprendi (e até hoje tem dado certo) que a melhor forma de ser bem sucedido e ter um bom retorno financeiro na nossa carreira é fazer o que amamos ( e amar o que fazemos!). E como isso é possível? Simples (pelo menos em teoria!) antes de escolher qual área paga melhor, pense em qual área me identifico melhor? Qual tenho maior afinidade? Como me imagino nessa profissão daqui a 10 ou 20 anos? Um trabalhador brasileiro normalmente trabalha 8h por dia (nessa categoria não está incluso os
profissionais de TIC.. trabalhamos 10.. 12.. 14h por dia) imaginem o que é ficar 14h todos os dias fazendo alguma coisa que você não gosta? Fazer alguma coisa apenas por retorno financeiro. Não estou falando que dinheiro não é importante, seria hipocrisia minha escrever algo assim, mas fazer todos os dias algo que não gostamos temos que concordar que seria no mínimo um tormento uma tortura! Lembro-me de um anuncio publicitário de uma empresa de colchões que dizia que passamos 1/3 da nossa vida dormindo... Pois é, passamos no mínimo esse mesmo tempo trabalhando (ou ate mais que isso!). Talvez isso explique o porque de algumas pessoas trabalharem entre 10 a 14h por dia e ainda assim estarem satisfeitas com o que fazem, ou outras pessoas que já acordam pensando “mais um dia naquela empresa (ou naquele inferno)...” Imagine um palhaço que não gosta do que faz. Como vai conseguir tirar sorrisos e gargalhadas da plateia?
Recentemente li um artigo chamado “ 7 passos para você fazer o que ama (o mundo precisa disso) ” do site superempreendedores.com ( http://www.superempreendedores.com/empreendedorismo/7-passos-para-voce-fazer-o-que-ama-o-mundo-precisa-disso ) que mostra 7 passos simples para começar a ser pago para fazer o que se ama.


Boa leitura.
Grande abraço e espero revê-los em breve nos próximos artigos.

Comentários