Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

12 dicas para um professor universitário iniciante

A seguir, elenco algumas dicas para quem inicia suas atividades como professor ou instrutor, na tentativa de contribuir com os desafios de quem ingressa nesta que com certeza é uma das profissões mais motivantes na vida de uma pessoa: a do profissional do ensino. 

1) Memorize o nome dos seus alunos

Memorizar os nomes dos alunos da turma irá ajudá-lo(a) a se aproximar deles. No momento que colocar questões a serem debatidas em sala de aula, chame-os pelo nome e faça uma pergunta.

2) Chegue à sala de aula mais cedo

Chegue com cinco ou dez minutos de antecedência. Você irá receber os alunos aos poucos, se apresentar e quebrar o gelo gradativamente. A sensação que terá ao chegar mais cedo será que você está recebendo a turma e não o contrário. Isto o deixará mais confortável.

3) Os tópicos iniciais precisam seduzir o aluno

Na sua aula inicial faça um resumo do que irá abordar na disciplina. Desperte a atenção do aluno para a importância do conteúdo.

4) No primeiro dia, invista em uma dinâmica

Uma atividade, mesmo que curta, irá ajudar no seu entrosamento com a turma.

5) Procure outros professores iniciantes da Universidade

Criar um relacionamento com outros professores ingressantes pode ajudar a ter apoio em dificuldades e troca de ideias. Tire um tempo antes ou depois de cada aula para conversar sobre a sua experiência e ouça a experiência dos colegas.

6) Apresente a agenda de cada aula e revise a aula anterior

"Um bom professor conta o que ele vai falar, fala, e então conta para a classe o que ele acabou de falar" (Lowman, 2004, p.146).

7) Explore analogias e ilustrações

Nenhuma definição deve ser abordada se não for seguida de um exemplo e/ou uma analogia.

8) Colha feedbacks

Retornos sobre a satisfação da turma com as aulas devem ser obtidos sempre e não só ao fim do curso/disciplina. Desenvolva técnicas para obter o retorno da turma.

9) Diversifique os recursos didáticos

Aulas previsíveis não impressionam. Slides, apostilas, estudos de caso, dinâmicas, vídeos, discussões, debates, exercícios, exemplos práticos. São diversos os recursos disponíveis a um professor. Utilize-os para tornar suas aulas dinâmicas.

10) Encoraje os alunos a pensarem

Coloque, sempre que possível, as idéias e considerações conflitantes em debate. Esta didática faz com que o aluno prenda a atenção a aula.

11) Planeje como irá transmitir o conteúdo

Elabore, mesmo que mentalmente, como irá abordar o seu conteúdo de maneira mais clara e precisa possível. O bom professor não é aquele que sabe mais, mas o que transmite melhor!

12) Não se vanglorie em sala de aula

O respeito pelo aluno é conquistado por sua postura, não pela declaração dos seus títulos.

COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma196 Seguidores 573 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários