Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

Comparativo CMMI e RUP

Mais um conteúdo interessante dentro do tema de Qualidade e Desenvolvimento de Software. Desta vez, o trabalho dos autores, Nicolás Vallejo e Juan David Orozco E. , foi comparar o modelo de maturidade e capacidade CMMI com o padrão público criado pela Rational: o RUP (Rational Unified Process).

Considero a objetividade do trabalho um ponto forte, já que quem busca a relação entre estes padrões, na verdade, tem interesse simplesmente no resultado da análise: o que é contemplado ou não. É importante conhecer esta resposta desde o início de um projeto de adoção do CMMI , para entender em quais áreas os templates públicos do RUP irão ou não ser úteis. Sim: o RUP é compatível com o CMMI e pode ser usado como apoio . A apostila a seguir traz esta resposta de forma sucinta, dentro de uma tabela.

O documento está escrito em espanhol, mais por conta do conteúdo - sintético e técnico - pode ser facilmente compreendido, sem necessidade de tradução.
Comparativo CMMI e RUP

COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma198 Seguidores 573 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários