Publicação

Intel prepara carros inteligentes programáveis e auto dirigíveis

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE


Intel está desenvolvendo chips multi-core que podem rodar apps para dirigir carros, encontrar vagas em estacionamento, entre outros recursos.

INTEL logo
Intel empresa


Mais uma tecnologia de filmes de ficção científica parece estar próxima de virar realidade. A INTEL está com um projeto de tornar carros auto dirigíveis através da inteligência artificial de aplicativos que podem ser atualizados pela web. Assim afirma o site internacional da Computerworld , que acrescenta as informações a seguir.

Michael Konow , engenheiro da Intel , explica que busca-se tornar os carros mais seguros para as pessoas, de forma que um dia possa existir uma garantia de 100% de que acidentes não ocorrerão; mas isso exigirá muito mais performance dos computadores: "O quanto mais? Não sabemos ainda", afirma.

Enno Luebbers , cientista da Intel na Europa, acrescenta que "no passado, acrescentar uma função a um carro exigia a adição de um chip single-core " (um único núcleo). "No futuro, você pode ter mais de 100 single-core em um único carro ". O que Luebbers afirma, baseia-se na evolução dos chips fabricados pela Intel , que tendem a ter cada vez mais núcleos em um único chip: 4, 8, 12 e quantos mais forem possíveis, segundo o próprio cientista.

A novidade, assim o como muitas outras tecnologias com inteligência artificial , pode criar polêmicas. Imaginemos, por exemplo, quem se responsabilizaria por possíveis acidentes envolvendo carros dirigidos por robôs? A fabricante? E se os aplicativos conectados a web forem infectados por ataques externos? Luebbers afirma que a Intel já se prepara para este risco, investindo na segurança dos aplicativos.

Por outro lado, se nos permitirmos ser um pouco otimistas, o projeto pode ser interpretado como uma saída para redução dos acidentes causados por automóveis, em todo o mundo. É esperar para ver!

Veja a matéria completa no site internacional da Computerworld .

Leia outras notícias no Portal GSTI

Comentários