Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Atividades da gestão do portfólio de serviços

foto de
Marcelo Gaspar CONTEÚDO EM DESTAQUE


portfólio de serviço

Quando falamos em portfólio de serviço vemos de que maneira vamos administrar, quanto e como se investe em um serviço novo e/ou se um serviço implantado está gerando valor para o negócio, ou seja, se está dando o retorno esperado. Para isso teremos de monitorar, gerenciar e acompanhar o serviço com o intuito de ver como se relaciona com o negócio durante todo o seu ciclo de vida.

Para tanto o gerente de produto (accountable do gerenciamento de portfólio), deverá se preocupar com algumas atividades de gestão do portfólio de serviços .

Atividade 1 – Definir
É feito o levantamento dos serviços dentro do ciclo de vida do serviço e validado os dados que estão dentro do portfólio. Deverá existir um business case que conterá um estudo de retorno do investimento (ROI) associado a cada serviço. Isso facilitará a avaliação e a tomada de decisão relacionada a cada serviço.

Atividade 2 – Analisar
É analisado se o serviço vai dar retorno ao negócio e fazemos um balanceamento entre oferta e demanda. Identificando também o que o serviço representa para o negócio, ou seja:
• serviço para manter o negócio;
• serviço para o crescimento do negócio, sendo assim estratégico;
• serviço para implementar novos produtos e/ou serviços do negócio.
Nesta atividade faremos um levantamento macro prévio de quais recursos serão utilizados por estes serviços: pessoas, hardware, software, treinamento, etc.
Atividade 3 – Aprovar
É feita a aprovação do portfólio de serviço proposto, o serviço é analisado e verifica-se se o mesmo está dando retorno para o negócio. Se ele não der retorno, significa que virou custo, e aí devemos considerá-lo como obsoleto.

Atividade 4 – Contratar
Depois da aprovação, é comunicado as decisões a todos os envolvidos, lembrando-se sempre de consultar a matriz RACI, contratar os recursos necessários e fazer todo o planejamento para o início do desenho do serviço.
Considerações finais das atividades
Tomando por base o ciclo de vida do serviço temos que gerenciar o serviço com uma visão de produto, entender o que o negócio quer e/ou precisa, estar em contato com os gestores do negócio e sempre atualizado em novas tecnologias, necessidade de mercado e/ ou negócio.
Deve-se lembrar também que essas atividades são contínuas e servem para que os serviços em produção gerem realmente valor agregado para o negócio, fazendo assim com que a TI acompanhe a estratégia da organização.


Baseado no livro em que sou autor TI mudar e inovar resolvendo conflitos com ITIL® v3 aplicado a um estudo de caso.




Outros artigos sobre ITIL

Comentários