Publicação

LAB GSTI 2.0

foto de
Bruno Horta Soares CONTEÚDO EM DESTAQUE


Caros Leitores do PORTAL GSTI,

Foi com muito prazer que aceitei o convite do Fernando e do Marcelo para colaborar neste espaço de partilha de conhecimento e experiências nos domínios do governance [1] e serviços de TI. O Portal GSTI é já hoje uma referência entre a comunidade de profissionais Brasileiros e estou certo que essa influência em breve poderá crescer para novos mercados e alcançar novas comunidades, profissionais e académicas, de interessados nestas matérias.

Após alguma reflexão sobre a enorme responsabilidade que será esta minha colaboração ao longo dos próximos meses, decidi dar o nome de LAB GSTI 2.0 a este meu espaço. Por um lado por considerar que a troca de experiências e partilha de conhecimento entre as comunidades profissionais representa hoje um dos principais recursos de formação e capacitação dos profissionais , funcionando como um laboratório onde podem ser realizadas experiências e testados conceitos antes de os mesmos serem “passados a produção” nas nossas organizações. Por outro lado, LAB representa também a rota comercial e tecnológica Luso – Africana - Brasileira que ao longo dos últimos séculos uniu os nossos povos em torno da descoberta e partilha de produtos e serviços. Este continua a ser sem dúvida um espaço de enormes oportunidades, agora 2.0, onde as vantagens competitivas da língua e cultura ditarão certamente enormes sucessos no presente e no futuro.

Da minha parte, procurarei partilhar com todos as experiências e boas práticas nas áreas de governance , risco, controlo, auditoria e segurança de sistemas de informação para que possa dar o meu contributo para o desenvolvimento destas temáticas nos nossos mercados e desta forma valorizar os profissionais e profissões relacionadas.

Será meu principal objectivo analisar com “óculos de governance” os principais desafios relacionados com desenvolvimentos tecnológicos que hoje se apresentam às organizações , tais como os desafios da mobilidade , a adopção de modelos operacionais na cloud , as complexas decisões em torno da presença nas redes sociais e a sempre crescente necessidade de garantir o valor e conformidade dos sistemas de informação, através de uma adequada gestão de risco e uma optimização dos recursos disponíveis .

Espero que os próximos tempos sejam tempos de reflexão e acção sobre estas temáticas, mas sobretudo que sejam tempos de partilha e discussão entre todos. Da minha parte estarei à vossa disposição no que puder e souber ajudar.

Cumprimentos desde Portugal, estamos juntos!

[1] Durante os próximos meses procurarei ir alinhando a minha escrita com o novo acordo ortográfico e dar o meu contributo para o alinhamento de alguma semântica mais técnica.

Comentários