Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

Livro TI mudar e inovar resolvendo conflitos aplicando ITIL V3

TI MUDAR e INOVAR Resolvendo conflitos aplicando ITIL V3 - aplicado a um estudo de caso TI .

Autores - Marcelo Gaspar • Thierry Gomez • Zailton Miranda
Editora Senac D.F.



Livro itil



Este livro conta uma história fictícia, fazendo com que você aprimore cada vez mais a aplicação dos conceitos da ITIL no dia-a-dia de uma organização, reforçando a importância desse framework de maneira clara e direta, para poder ter na mente tudo sobre a ITIL e agir de forma imediata.

O livro fala do  sr. Jorge é gerente de TI de uma grande rede de faculdades, a Montreal Centro Universitário. Ele é casado e tem dois filhos lindos, Luana e Alberto (8 e 11 anos). Sua mulher, sra. Elizabeth, trabalha em um órgão federal com uma carga horária de 8 horas por dia. Ela sempre chega em casa pontualmente às dezessete horas da tarde, mas o sr. Jorge, às vezes, chega às 20, 21 ou após as 22 horas e está sempre envolvido em reuniões, constantes viagens e treinamentos. Apesar disso, seu departamento tem ficado de cabeça para baixo.

A empresa em que o sr. Jorge está trabalhando encontra-se em franca expansão , com novas unidades, sendo adquiridas em todo o Brasil. Agora é que ele está se preocupando com a governança de seu departamento.

O departamento de TI começou a apresentar alguns problemas em razão de não
adquirir novos servidores; baixa capacidade dos servidores atuais; muita demanda
e poucos funcionários; falta de planejamento,... enfim, tem deixado a TI revirada e
confusa.

Contudo, ele acha que está atendendo plenamente os desejos da Diretoria, apesar das dificuldades de gerenciamento. Em uma reunião, o diretor financeiro da Montreal, o sr. Félix, começou a cobrar atitudes do sr. Jorge.

Coincidentemente, sua mulher sempre reclam a que ele só tem olhos para o serviço e que está deixando a família de lado. Sem contar a carência  dos filhos, em ir a um clube juntos, viajar de férias sem se envolver na empresa ou apenas brincar... e esses são só alguns de seus problemas.

Após um evento de governança corporativa realizado em São Paulo, o sr. Jorge
decidiu que uma das soluções é a aplicabilidade da ITIL em toda a empresa. Hoje ele está fazendo um treinamento sobre esse framework e contratando uma consultoria para apoiá-lo. Ele precisa aprender a mudar.

COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma208 Seguidores 574 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários