Cadastre-seLoginGovernança e GestãoDesenvolvimentoDesignMarketing DigitalBanco de DadosInfra EstruturaMobileMaisVagas de trabalhoCursosVideoaulasProfissõesComunidadesMembrosPerguntasPerguntas
Marcelo Gaspar

Desvendando o BPM (parte 12)

Gerenciamento de Desempenho de Processos - KPIs

BPM

Dando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre o Gerenciamento de Desempenho de Processos abordando Medição de desempenho, utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009. Um Indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator (KPI)) , mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos permitem que o objetivo seja alcançado. KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa. Os Indicadores chaves de Desempenho(KPIs) para serem efetivos tem que apresentar algumas características, não se resumindo só a essas, conforme abaixo: Alinhamento Estão sempre alinhados com objetivos e estratégias do negócio. Prestação de Contas Todo KPI pertence a um indivíduo ou grupo da área de negócio que é responsável pelo seu resultado, ou seja tem que ter um "DONO". Previsíveis KPIs medem valores de negócio e desempenho desejados. Acionável KPIs são “populados” com dados atuais e acionáveis de modo que usuários possam intervir e melhorar o desempenho antes que seja tarde demais. Facilidade de entendimento KPIs deveria ser diretos, não baseados em índices complexos que gerentes não sabem como influenciar diretamente. Padronizados KPIs são geralmente mais efetivos quando estão baseados em definições, regras e cálculos padronizados, de modo que possam ser integrados em diferentes painéis ao longo da organização e utilizados para benchmarking dentro do segmento de negócio e entre segmentos de negócio. Orientado ao contexto KPIs colocam desempenho no contexto ao aplicar alvos e limites de modo que usuários podem medir seu progresso no tempo. Reforçada -  o impacto de KPIs pode ser aumentado quando associados com remuneração e incentivos. Relevante KPIs gradualmente perdem seu impacto ao longo do tempo e, por isso, devem ser revisados e renovados periodicamente. Fontes - http://pt.wikipedia.org/wiki/Indicador-chave_de_desempenho, Corpo comum de conhecimento Dica! Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM: Vejam também:
Comentários