Publicação

Desvendando o BPM (parte 13)

foto de
Marcelo Gaspar
Gerenciamento de Desempenho de Processos -Monitoramento e Controle de Operações e o Alinhamento de processo de negócio e desempenho corporativo



BPM

D ando continuidade em nossa abordagem sobre BPM , hoje vamos falar um pouco sobre o Gerenciamento de Desempenho de Processos abordando monitoramento e controle de operações e o a linhamento de processo de negócio e desempenho corporativo , utilizando como base o Guia para o gerenciamento de processos de negócio – Corpo comum de conhecimento - CBOK® (ABPMP) versão 2.0. 2009.

Monitoramento e Controle de Operações
  • Tendo em vista que o processo está completamente documentado com suas métricas  identificadas e coletadas, pode-se monitorar as mudanças que poderão impactar o negócio e influenciar a participação seu produto ou serviço no mercado.
  • Através do monitoramento e controle do desempenho de processo faz-se a diferença no mercado.
  • Conforme exista mudança no negócio, existirá, logicamente, a mudança do desempenho desejado dos processos .
  • O processo provavelmente terá que sofrer mudanças para atingir o desempenho esperado, mas  não podemos determinar isso a não ser  que o processo e por conseguinte seu desempenho sejam monitorados e controlados de acordo com as necessidades e requisitos do negócio e/ou cliente.
Alinhamento de Processo de Negócio e Desempenho Corporativo


O desempenho corporativo e métricas correspondentes são melhores escolhidas com relação às necessidades do cliente, no entanto, vemos que muitas vezes as métricas de desempenho corporativo são derivações de fundamentos de Tempo, Custo, Capacidade e Qualidade :


Tempo: tempo para desenvolver produtos e/ou serviços, tempo de atendimento de pedidos;


Qualidade: precisão da previsão de entrega, controle de requisitos;

Custos: de vendas, da logística, de produção;

Capacidade: ticket médio de pedidos, taxa de crescimento; participação do mercado.


No próximo artigo da série veremos
metodologias com ênfase na medição de processos .

Dica!
Veja algumas leituras recomendadas para o tema BPM:



Comentários