Publicação

Concursos Públicos de TI

foto de
Leandro Rangel CONTEÚDO EM DESTAQUE

Concursos de TI
Concursos de TI


Nesse cenário de alta competição na iniciativa privada, requisitos das vagas cada vez maiores e salários cada vez menores, concursos públicos vêm se tornando um grande atrativo. O funcionalismo público que estava por anos desvalorizado, ganhou muita força nos últimos anos, vejamos os salários alguns cargos da administração pública federal que os graduados em TI podem prestar :





*A tabela apresenta 3 datas pois no final do ano passado a presidenta concedeu um aumento parcelado em 3 anos ( 2013, 2014 e 2015 )
**Os valores são os vencimentos básicos, se o servidor assumir alguma chefia ou gerência, fará jus a um adicional em sua remuneração

Além dos órgãos acima, existem excelentes empresas públicas ( Petrobras, SERPRO, BNDES, etc... ) que também apresentam recorrentemente concursos para TI.

Todos que desejam entrar no serviço público devem passar por concurso. O Concurso é uma forma isonômica de se selecionar uma pessoa para assumir um cargo público onde todos concorrem em igualdade de condições, apesar de algumas criticas, é muito melhor você fazer um exame e ser classificado conforme sua nota do que preencherem o cargo público por indicação ou apadrinhamento.

A estabilidade é considerada por muitos a maior vantagem do serviço público. Salvo os casos específicos de demissão previstos na lei 8.112 , a regra é que o servidor adquire a estabilidade no serviço público após 3 anos de efetivo exercício.

Muitas pessoas que passam por uma situação de ameaça de demissão, ou as pessoas que com o passar dos anos se veem estagnadas na carreira sem possibilidade de crescimento, passam a dar um valor muito maior a estabilidade.

Entretanto, estabilidade não é a unica vantagem do serviço público, alguns cargos oferecem jornada de trabalho reduzida ( 35 horas semanais ) , recesso de final de ano ( além dos seus 30 dias de férias ), possibilidade de parcelamento de férias em 3 períodos, licença premio ( já não existe para os concursos federais, mas alguns estaduais ainda tem ) ,  plano de saúde, adicional de especialização ( incentivo a especialização concedendo um % a mais no salário caso você possua pós, mestrado, etc ... ) e , principalmente, o prazer de poder receber seu salário do governo para servir à coletividade. Sua atividade profissional será útil para o país.

Com o cenário atual, os concursos foram obviamente afetados pela regra geral da oferta e da procura, se temos algo com salário bom, estável, com respeito à sua carga horária, trabalho motivador, a consequência disso é uma alta e qualificada concorrência. Os últimos concursos de TI que tivemos para o Senado, Câmara , TCU e Policia Federal apresentaram respectivamente uma concorrência de 547, 433, 154 e 385 candidatos por vaga.

Qualquer pessoa que pense em ser servidor público deve planejar bastante seu preparo, pois não é fácil. É preciso ter perseverança e dedicação, é uma jornada longa e difícil. Em média os candidatos levam entre 1 a 3 anos para serem aprovados e a grande maioria deles desistem no meio do caminho, mas, posso afirmar que o esforço vale a pena. Não consigo expressar em palavras o ganho que tive em minha qualidade de vida após minhas aprovações.

Para os que planejam encarar essa jornada, é hora de arregaçar as mangas, tivemos agora no dia 21/07 o concurso para ATI/MPOG ( 200 vagas ) , e temos previsão de concurso do Banco Central ( BACEN ) , INSS e MPU ainda para esse ano.

Leandro Rangel, PMP
Servidor Público e Coach para concursos

Dica : cupom de desconto "GSTI" para cursos online para concursos de TI no site Provas de TI : 10% a 46% de desconto. Mais detalhes aqui .

Mais sobre concursos de TI:

Comentários