Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Leandro Rangel

Concursos Públicos de TI

Concursos de TI
Concursos de TI


Nesse cenário de alta competição na iniciativa privada, requisitos das vagas cada vez maiores e salários cada vez menores, concursos públicos vêm se tornando um grande atrativo. O funcionalismo público que estava por anos desvalorizado, ganhou muita força nos últimos anos, vejamos os salários alguns cargos da administração pública federal que os graduados em TI podem prestar :





*A tabela apresenta 3 datas pois no final do ano passado a presidenta concedeu um aumento parcelado em 3 anos ( 2013, 2014 e 2015 )
**Os valores são os vencimentos básicos, se o servidor assumir alguma chefia ou gerência, fará jus a um adicional em sua remuneração

Além dos órgãos acima, existem excelentes empresas públicas ( Petrobras, SERPRO, BNDES, etc... ) que também apresentam recorrentemente concursos para TI.

Todos que desejam entrar no serviço público devem passar por concurso. O Concurso é uma forma isonômica de se selecionar uma pessoa para assumir um cargo público onde todos concorrem em igualdade de condições, apesar de algumas criticas, é muito melhor você fazer um exame e ser classificado conforme sua nota do que preencherem o cargo público por indicação ou apadrinhamento.

A estabilidade é considerada por muitos a maior vantagem do serviço público. Salvo os casos específicos de demissão previstos na lei 8.112 , a regra é que o servidor adquire a estabilidade no serviço público após 3 anos de efetivo exercício.

Muitas pessoas que passam por uma situação de ameaça de demissão, ou as pessoas que com o passar dos anos se veem estagnadas na carreira sem possibilidade de crescimento, passam a dar um valor muito maior a estabilidade.

Entretanto, estabilidade não é a unica vantagem do serviço público, alguns cargos oferecem jornada de trabalho reduzida ( 35 horas semanais ) , recesso de final de ano ( além dos seus 30 dias de férias ), possibilidade de parcelamento de férias em 3 períodos, licença premio ( já não existe para os concursos federais, mas alguns estaduais ainda tem ) ,  plano de saúde, adicional de especialização ( incentivo a especialização concedendo um % a mais no salário caso você possua pós, mestrado, etc ... ) e , principalmente, o prazer de poder receber seu salário do governo para servir à coletividade. Sua atividade profissional será útil para o país.

Com o cenário atual, os concursos foram obviamente afetados pela regra geral da oferta e da procura, se temos algo com salário bom, estável, com respeito à sua carga horária, trabalho motivador, a consequência disso é uma alta e qualificada concorrência. Os últimos concursos de TI que tivemos para o Senado, Câmara , TCU e Policia Federal apresentaram respectivamente uma concorrência de 547, 433, 154 e 385 candidatos por vaga.

Qualquer pessoa que pense em ser servidor público deve planejar bastante seu preparo, pois não é fácil. É preciso ter perseverança e dedicação, é uma jornada longa e difícil. Em média os candidatos levam entre 1 a 3 anos para serem aprovados e a grande maioria deles desistem no meio do caminho, mas, posso afirmar que o esforço vale a pena. Não consigo expressar em palavras o ganho que tive em minha qualidade de vida após minhas aprovações.

Para os que planejam encarar essa jornada, é hora de arregaçar as mangas, tivemos agora no dia 21/07 o concurso para ATI/MPOG ( 200 vagas ) , e temos previsão de concurso do Banco Central ( BACEN ) , INSS e MPU ainda para esse ano.

Leandro Rangel, PMP
Servidor Público e Coach para concursos

Dica : cupom de desconto "GSTI" para cursos online para concursos de TI no site Provas de TI : 10% a 46% de desconto. Mais detalhes aqui .

Mais sobre concursos de TI:

COMPARTILHE

Leandro Rangel
Leandro Rangel2 Seguidores 3 Publicações
Seguir

Comentários