Publicação

O que é um webmaster

foto de
Juliana Basilio
Pra você que sempre teve a curiosidade de saber o que é um webmaster, ou pra você que faz várias coisas e não sabe o seu cargo, vamos falar um pouco hoje sobre webmaster, conhecer quem é este profissional e o que ele faz.
Vai que você é um webmaster e nem está sabendo!
Segundo a wikpedia Webmaster “é um profissional capaz de realizar tarefas tanto de um webdesigner quanto de um webdeveloper.”
Ser um webmaster exige uma ampla gama de habilidades e competências já que uma de suas responsabilidades é garantir que o site seja fácil de navegar e que atenda às necessidades do cliente e seus usuários.
Geralmente as habilidades necessárias são: XHTML, CSS, linguagens de programação como PHP, Java, Ajax, Ruby, ASP .NET, XML e como diferencial possui conhecimentos em CMS como Wodpress, joomla, drupal, prestashop.
O mercado de trabalho é algo animador para esse profissional, pois as tecnologias sempre estão em constantes mudanças
e sempre é necessário o trabalho do webmaster para atualizar essas tecnologias e desenvolver novos trabalhos.
Muitas vezes o webmaster assume o papel do webdesigner, mas está não é uma de suas funções, o webmaster é responsável por supervisionar os assuntos com o webdesigner de disponibilidade do site para os usuários, velocidade de acesso, aprovação do que será publicado.

Outro papel do webmaster é coletar e analisar dados sobre as atividades da web, padrões, trafégos, metricas. Ao finalizar o seu trabalho o webmaster deve executar uma variedade de tarefas técnicas para se certificar de que o site está funcionando corretamente e de forma rápida para o publico a ser alcançado.
E ai se identificou com essas funções?
Se sim, você é um webmaster!
Sou webmaster a 4 anos, amo o que faço e procuro me especializar a cada dia.

Juliana Basilio da Silva
Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO

Leia outros artigos sobre carreira, marketing pessoal e desenvolvimento de websites:

Comentários