Publicação

O que são e para que servem os microformatos?

foto de
Juliana Basilio CONTEÚDO EM DESTAQUE


microformatos


Formalmente microformato é um conjunto de formatos abertos projetados para adicionar semântica nos documentos XML, HTML e XHTML. Em outras palavras são mecanismos utilizados para trazer mais significado a um conteúdo específico de uma página web.
Os microformatos foram criados primeiro para o homem e depois para as máquinas, sendo assim são de fácil atendimento.
Agora que já sabemos um pouco o que é microformatos vamos entender por que usar microformatos.
Com base na quantidade de informações que existe atualmente na web é preciso organizar todas essas informações através de padrões. Os mecanismos de busca possuem algoritmos que buscam o que é mais relevante, criando relações entre as informações obtidas sobre as páginas da web, e que por sua vez geram rankings.
Atualmente temos 5 microformatos bem definidos que são: hCard – para informação de contato, hCalendar – para eventos, hreview – para revisões, XFN – para relações sociais e rel_licence – para lincenças.
Para usar microformatos o seu código deve ser semântico, de acordo com os padrões da web e possuir classes bem definidas, pois elas são utilizadas tanto para estilo como para referência.
Se pedir para exibir o código fonte dessa página no footer você vai ver que já existe um trecho de código semântico do tipo hCard. Para você que está iniciando e ainda tem dificuldades com as tags de microformatos no próprio site oficial eles tem o link para getar as tags de 4 dos 5 itens citado acima. O Endereço do site oficial do site de microformats é: http://microformats.org/code-tools

Juliana Basilio da Silva
Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO

Comentários