Publicação

O que é Dublin Core?

foto de
Juliana Basilio CONTEÚDO EM DESTAQUE

Dublin Core trata-se de um conjunto de metadados que fornecem um grupo de elementos de textos, pela qual a maioria dos objetos digitais podem ser descritos. Como exemplo desses objetos temos: vídeos, sons, imagens e sites da web. As aplicações de Dublin Core utilizam XML e RDF ( Resourse Description Framework ).

A DCMI ( Dublin core Metadata Iniciative) é uma organização dedicada a adoção de padrões de interoperabilidade dos metadados.

O Dublin Core possui dois níveis: simples e qualificado. O simples possui 15 elementos que são: title, creator, subject, description, publisher, contributor, date, type, format, identifier, source, language, relation, coverag, rights . Já o qualificado possuem 3 elementos a mais que são: audiência, proveniência e detentor de direitos.

A maioria dos buscadores da internet ainda não fazem uso dos metadados Dublin Core, porém na relação custo benefício, os custos não excedem os benefícios, o tempo para adicionar o Dublin Core em uma página html é muito baixo. Já os benefícios são relativamente altos: suas páginas web já ficam preparadas para um futuro em que os buscadores da internet forem fazer uso, sendo assim saindo na frente de quem ainda não possui o Dublin Core, já é uma preparação para a web semântica o que é vantajoso para as editoras científicas, dá suporte a padrões abertos e ajuda no SEO.

Se você pedir pra exibir o código fonte dessa página verá dentro da tag <head> o uso das meta tags do Dublin Core simples. Você pode usar o link: http://www.ukoln.ac.uk/metadata/dcdot/ para gerar as meta tags do seu site e apenas copiar o código dentro da sua tag head, pra quem usa wordpress geralmente no arquivo header.php do seu tema.

Para quem trabalha com wordpress já existem vários puglins que facilitam o trabalho de incluir Dublin Core em seu site. Atualmente estou usando o plugin Dublin Core Metadata , ao instalar ele você vai no menu configuração depois em Dublin Core Options e seleciona quais meta tags irá utilizar, agora quando for criar uma página ou um post é só preencher os campos de meta tags que fica logo abaixo do campo de descrição do post.

Então fica a dica se for possível já adote os metadados do Dublin Core, por que quem adotar agora sairá um passo a frente da concorrência no futuro.

Juliana Basilio da Silva

Celular: (62) 8102-3009
Bacharel em Engenharia da Computação - PUC-GO

MBA- Governança nas Tecnologias da Informação - IPOG-GO

Outros artigos sobre desenvolvimento de websites:

Comentários