Publicação

Quero ser DBA, por onde devo começar?

foto de
Fabio Prado CONTEÚDO EM DESTAQUE

Quero ser DBA, por onde devo começar?


Olá pessoal,

No artigo de hoje estou escrevendo para responder uma pergunta que vejo constantemente em fóruns e que recebo por e-mail pelo menos 1 X por semana: Quero ser #DBA, por onde devo começar? Onde posso encontrar materiais de estudo? O que devo estudar primeiro? Que cursos devo fazer? Demorei para compilar a resposta (pois eu já havia prometido este artigo há algum tempo como resposta a perguntas recebidas por e-mail de leitores do meu blog), mas finalmente ela está pronta, e estarei sempre atualizando o artigo com novas referências e informações úteis.

Bom... para responder a questão, vou dividir a resposta em partes:


1- Quero ser DBA, por onde devo começar?

R.: Antes de começar, descubra se você realmente tem o perfil dessa profissão . Pessoas que tem dificuldade de se concentrar e que não gostam de investir muito tempo em estudos, terão dificuldades ou poderão não se dar muito bem nessa área. A área de banco de dados exige muitos conhecimentos técnicos. Você terá que estudar muito para administrar bem um BD e saber o que fazer quando for necessário. Para entender melhor o que faz um DBA, sugiro a leitura do artigo Tarefas de um DBA - O que faz um DBA? Para saber mais sobre a profissão, sugiro a leitura do artigo A Carreira de um DBA: requisitos técnicos e as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior e o vídeo Carreira de um DBA X Mercado de Trabalho .

Outro requisito desta profissão, é que o DBA tem que saber trabalhar sobre pressão! Para exemplificar, quando precisamos fazer recuperações de dados, temos que realizar esta tarefa o mais rápido possível e não podemos falhar. Já ouvi muitos relatos de colegas e alunos afirmando que o DBA de uma determinada empresa perdeu o emprego quando foram solicitados para executar tarefas críticas e eles não sabiam como fazer ou fizeram com o pouco conhecimento que tinham e pioraram a situação anterior!

Supondo que agora você já sabe o que faz um DBA e se identificou com a profissão, vamos à dica que eu acho que pode te ajudar: Estude os SGBDs existentes na maior parte das grandes empresas . Conforme pesquisa do Grupo Impacta que eu cito no artigo Qual é o melhor Banco de Dados: ORACLE ou SQL SERVER? , os Bancos de Dados mais utilizados nas grandes empresas brasileiras, em 2005 eram o Oracle (59%) e SQL Server (53%). Este cenário não mudou muito, pois em uma pesquisa recente de vagas que fiz em 08/2012 no site da Catho (ver artigo A carreira de um DBA ), constatei que a maior parte das vagas eram para trabalhar com Oracle, e em 2º lugar, SQL Server. Com uma quantidade muito menor haviam também vagas que exigiam conhecimentos em DB2, Informix, Sybase e MySQL. Diante destes números, a minha recomendação é que você estude primeiramente Oracle ou SQL Server , pois as oportunidades para entrar na área trabalhando com estes SGBDs são muito maiores! Você até pode estudar MySQL ou outro SGBD mais fácil, porém, é mais difícil (e não impossível) você encontrar uma vaga de DBA para trabalhar com eles.


2- Onde posso encontrar materiais de estudo?

R.: As fontes são inúmeras. Pesquise fóruns, blogs, apostilas, livros e documentação do fabricante do SGBD. Conheço vários SGBDs, porém sou especialista apenas em Oracle, portanto, vou dar sugestões abaixo de como encontrar materiais apenas deste SGBD (só irei recomendar materiais que eu conheço e recomendo pela sua qualidade ou utilidade, e que eu indico para iniciantes):

a) Fóruns e sites para efetuar pesquisas de dúvidas sobre Bancos de Dados Oracle, em geral:

- Grupo de profissionais Oracle (GPO)

- Glufke.Net Oracle

- Burleson Consulting Oracle DBA Forum
- Ask Tom

Os fóruns são fontes de informações muito ricas, é necessário apenas ter tempo e paciência para pesquisar os seus tópicos e aprender algo. Se você não encontrar algo que está procurando, deixe uma mensagem solicitando o que você precisa, que com certeza alguém irá te ajudar. Tome cuidado apenas para não solicitar algo que já tenha alguma resposta, pesquise antes! Eu contribuo com o GPO e Glufke.Net (não com a frequência que eu gostaria, mas pelo menos 1 vez por semana entro neles e respondo algumas questões).

b) Sites e blogs para pesquisar artigos e materiais sobre Bancos de Dados Oracle, em geral:

- Blog do DBA/Instrutor FABIOPRADO.NET (este blog)

- Oracle Blog
- Oracle-Base
- Oracle FAQs
- Oracle Tahiti
- Oracle Documentation

Os blogs são ótimas fontes de consulta para pesquisar e aprender sobre um assunto específico com mais facilidade e de forma rápida. Os sites indicados acima contém vasta documentação sobre Oracle Database que não são tão fáceis de entender (pelo menos no início) quanto os artigos de um blog, mas contém muito mais informações!

c) Livros e apostilas:

- Livro Expert Oracle Database Architecture
- Livro Oracle Essentials
- Livro Aprendendo SQL da Editora Novatec
- Livro Oracle DBA Essencial SQL do autor Eduardo Terra Morelli
- Apostilas de Banco de Dados do Portal GSTI

Quase todos os livros indicados acima eu li e recomendo! Eu só não li o Expert Oracle Database Architecture porque aprendi o que está escrito nele antes de conhecê-lo, porém recomendo o livro porque alunos me disseram que leram e gostaram!

3- O que devo estudar primeiro?

R.: A primeira coisa que um DBA deve conhecer é SQL. Estude através de um livro ou faça um curso/treinamento. Recomendo a 2º opção, pois é bem mais fácil começar aprendendo através de cursos/treinamentos. Falo isso por experiência própria. Antes de lecionar cursos oficiais Oracle eu já havia participado dos mesmos cursos como aluno.

Depois que você conhecer bem SQL, estude a arquitetura e administração do Banco de Dados Oracle, e posteriormente PL/SQL. Eu particularmente aprendi PL/SQL antes de Administração e acho que para mim (que fui Desenvolvedor primeiro) esse foi o caminho mais fácil!

4- Que cursos devo fazer?

R.: Existem opções gratuitas e pagas. Prefira um treinamento ao invés de um curso. Cursos sugerem apenas ver e ouvir. Treinamentos são mais dinâmicos e incluem além de ver e ouvir, a participação do aluno, o que facilita e agiliza o aprendizado.
Recomendo a leitura do artigo Treinamentos em Bancos de Dados Oracle: qual escolher e onde fazer? se você quer fazer um treinamento oficial Oracle ou treinamentos especializados em Oracle.
Se você está procurando cursos gratuitos, acesse os links abaixo, porém não conheço a qualidade deles:
- Cursos gratuitos em Bancos de Dados do Portal GSTI
- Curso de SQL completo Soft Blue
- Diversos cursos de Banco de Dados (e vários outros de TI) da Escola Virtual Fundação Bradesco

Você quer mais referências? Leia também a questão abaixo que deixaram em 11/02/2013 no fórum GPO:
- Início para ser DBA

Bom pessoal, por hoje é só!
Espero ter ajudado aqueles que querem entrar na área e que estão precisando de alguma orientação!

[]s

Artigo original: http://www.fabioprado.net/2013/07/quero-ser-dba-por-onde-devo-comecar.html

Continue estudando Banco de Dados

Comentários