Publicação

O fim do SPAM depende de você.

foto de
Fred Santoro CONTEÚDO EM DESTAQUE
Recentemente calculei que fico mais de 5 horas por mês apagando SPAM. São 60 horas por ano, dois dias e meio de vida perdidos. Todo ano.

Isto é um absurdo total que me faz literalmente odiar todas as marcas que usam e abusam desta ferramenta de marketing. E assim pensa a maioria absoluta dos consumidores, com certeza.

O feitiço virou contra o feiticeiro, atualmente o envio de e-mail marketing traz mais malefícios que benefícios. As empresas que insistem com essa estratégia provam que além de intrometidas, são atrasadas e desagradáveis. Ao enviar este tipo de e-mail massificado, o profissional mais parece um distribuidor de vírus do que um fornecedor de confiança.

Uma coisa é mandar um e-mail personalizado para seu cliente habitual, chamando-o pelo nome e relembrando sua última experiência juntos. Outra coisa é mandar para uma mãe de família de 60 anos (e sua netinha de 8) que a mais nova balada da cidade é patrocinada pelo KY e terá MC Catra e Mulher-Pêra.
O recebimento de e-mail indesejado é um gravíssimo problema que está sendo combatido pelas autoridades e empresas de TI, pois gera bilhões de dólares de prejuízo para todos os envolvidos, tanto em perda de tempo e produtividade quanto em consumo de energia e servidores.

É fundamental que empresas inteligentes se destaquem e promovam o fim desta propaganda negativa, usando a tecnologia social e comportamental da forma mais eficiente possível. Os Portais tem acesso suficiente aos dados e gostos dos seus usuários para tornar sua mídia em uma experiência mais positiva tanto para os anunciantes quanto para os clientes.

E clientes, além de ativar um sistema interessante anti-spam, falem mal nas redes de todas as marcas que te mandam e-mail marketing. Em poucos anos, essas empresas perecerão ou mudarão, pode apostar.

Bons negócios a todos!

Fred Santoro

33 anos, fã de esportes, música, literatura e tecnologia, claro!
MBA em Marketing pela Macquarie University (Sy dney – Austrália)
e Administrador pela UFBA
Diretor da Allvivus Vídeos Lucrativos e Mídia in the Box
Consultor de Marketing para Grupo NTK Solutions, meios de Pagamento
Foi Diretor dos eventos Carnacelona e Salvador Weekend e ganhador do Prêmio Universicria de Marketing Esportivo do E.C. Bahia em 2000.
Instagram: @fredsantoro

Comentários