Publicação

Impressão 3D funciona mesmo?

foto de
Fred Santoro CONTEÚDO EM DESTAQUE
Como prometido, irei detalhar mais as oportunidades que mencionei no último artigo semanalmente no Cases & Negócios. Hoje falarei dos impactos da Impressão 3D no seu dia-a-dia e no mundo corporativo de uma forma geral.
Imagine o seguinte: você perdeu sua única chave de casa. Opções:
  1. Arrombar a porta.
  2. Chamar um chaveiro.
  3. Pular a janela.
Muito em breve, você terá uma opção mais barata e segura: imprimir sua chave no shopping mais próximo. O arquivo 3D de sua chave estará no seu smartphone e na “Nuvem” (webmail, Dropbox etc) protegido por sua senha e você irá a um quiosque de impressão 3D para imprimi-la em plástico ou até mesmo em metal.
Ah e se não quiser ir ao shopping, por poucos reais a mais você poderá optar por receber sua nova chave via drone na porta de sua casa, como podem ver no futuro transporte da Amazon https://www.youtube.com/watch?v=98BIu9dpwHU (OBS: esse serviço irá revolucionar a logística e o e-commerce que será o tema da próxima semana).
Outras indústrias também se beneficiarão muito com a impressão 3D. Por exemplo, as empresas de merchandising poderão criar ainda mais modelos personalizados de brindes para eventos, pois imprimir com a marca de seus clientes será bem mais rápido e barato já que não terão que gastar com moldes.
Além do serviço de impressão em si, haverá potencial de mercado para Agências de Design exclusivos e Bancos on-line de arquivos de impressão 3D. Do mesmo jeito que hoje oferecem wallpapers ou setlists musicais, marcas oferecerão arquivos 3D para seus consumidores vivenciarem seus conceitos.
Maquetes de construtoras, peças industriais, artigos de decoração, acessórios de moda, armas e instrumentos musicais poderão ser criados e impressos na sua casa.
Há 3 anos a impressora mais barata custava 50 mil dólares; hoje em dia existem modelos de menos de 2 mil reais. Estas impressoras serão cada dia mais baratas assim como seus suprimentos. Como falei na semana passada, tenho certeza que a Apple lançará uma iPrinter 3D.
E para finalizar, sabia que pesquisadores mundo afora já imprimiram hamburger de carne e estão tentando imprimir órgãos inteiros a partir de DNA humano?
Vem muita novidade boa neste mercado, fiquem atentos.
Bons negócios a todos!

Comentários