Publicação

Onde está a Serra Pelada atual?

foto de
Fred Santoro CONTEÚDO EM DESTAQUE
Na semana passada, assisti a uma excelente minissérie na TV Globo que me convenceu: a Internet é a Serra Pelada atual.
Pense bem, são milhares de aventureiros se sacrificando para ser o novo bamburrado num mundo novo, veloz, com pouca lei e que atende milhões de clientes. Não é coincidência que o mercado do bitcoin (moeda virtual que eu não acredito que vá vingar) é formado por mineradores digitais.
Seja criando um e-commerce diferenciado, um app inovador, uma rede social de nicho ou uma nova ferramenta de divulgação on-line, muitos estão buscando a fortuna no mundo digital, mas pouquíssimos conseguem. Ao invés de músculos, os e-garimpeiros abusam do cérebro, mas precisam igualmente de muita (MUITA!) sorte além de trabalho duro.
Outros aspectos comuns são: a inveja e traição entre amigos (vide Facebook), os roubos (de ideias, no caso da web), a rápida diversificação dos negócios (depois do sucesso) e a pressão dos “Capitalistas” (investidores). Também chama atenção o fato de existirem muito mais homens do que mulheres no desenvolvimento de novas soluções digitais, assim como na Serra Pelada.
A principal diferença é que ouro é escasso e seu valor não faz muito sentido já que agrega pouco ao dia a dia dos consumidores. Já a Web só faz expandir, saiu das empresas e casas para as ruas através dos smartphones e ajuda muito os seus usuários.
Tenho dito e repito, nossa geração é muito sortuda. Fomos os últimos espécimes da raça Humana que nasceram antes da Internet e do Celular; vimos estes dois tesouros nascerem.
Vamos aproveitar melhor nossa sorte usando a Internet de forma produtiva para nossos negócios.
Bom garimpo para vocês!

Comentários