Publicação

Venda bem em 2014, o ano da Copa.

foto de
Fred Santoro CONTEÚDO EM DESTAQUE
O tão aguardo 2014 chegou, o ano do Brasil da Copa e das Eleições – dois temas que serão extensivamente “vendidos” nos meios de comunicação e bombardeados nas redes sociais.  Como devem se comportar as empresas que queiram chamar a atenção e principalmente VENDER neste ambiente?
Está claro que não basta patrocinar a Copa, tem que envolver os consumidores, algo que a Oi não soube fazer, já que numa pesquisa da consultoria Nielsen ela nem foi lembrada como patrocinadora oficial, mas suas concorrentes foram. As marcas deverão criar campanhas (promoções e ações) que não fujam do contexto geral, caracterizado por sentimentos de Decisão, Competição e Participação.
Por exemplo, empresas podem realizar eleições de sabores ou cores para lançamento de novos produtos e produzir Torneios exóticos como Arremesso de Tampinhas, Formação de Torcida, Beijobol etc. Eu particularmente acho inaceitável que uma marca de peso ainda não tenha entrado na briga para manter o Chorão Skate Park aberto em Santos, uma ação que sem dúvida será lembrada por décadas e irá gerar muita mídia espontânea positiva.
Além disso, é fundamental que as marcas se mantenham longe de qualquer discussão política, mas que aprendam com as manifestações de junho de 2013. Criar jingles carregados de Energia e Positividade será bem visto a exemplo do “Vem pra Rua” da Fiat, que reacendeu também a carreira d´O Rappa.
Atualmente as ações de branding das marcas visam não somente encantar os consumidores nos pontos de venda e de consumo, como também transformá-los em compradores inseridos em seu ambiente durante todo o ano – fazendo com que estes atraiam seus amigos também. Ações interativas integradas às redes sociais são excelentes para este propósito a exemplo dos equipamentos iBahia in the Box que já estão nas ruas em Salvador e do lançamento de apps mobile funcionais próprios, nosso tema da última semana.
Outra dica para as marcas se aproximarem de seus clientes em 2014: usem mais o Instagram e neste esforço, adaptem seus vídeos para formatos de 15 segundos.
Mais dicas?
Toda quarta no www.casesenegocios.com.br , colaborador do Portal GSTI.
Bons negócios a todos!

Comentários