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Vale a pena anunciar na Internet?

Por Fred Santoro


“Sei que metade de meu investimento em publicidade é desperdiçada. Só não sei qual metade”, esta famosa frase do anunciante americano John Wanamaker inspirou o tema do Cases e Negócios de hoje: a eficiência das mídias digitais . Anunciar na Internet parece ser eficiente e barato, mas o desperdício de capital pode ser ainda maior.

A web é o ambiente mais hostil entre os diferentes canais de mídia, pois tem alto poder viral e permite comentários dos consumidores (e concorrentes!!!).

Ou seja, além de ineficiente, a e-propaganda pode atrair negatividade à marca. Sou fã de publicidade on-line , mas ela pode ser catastrófica se não for implementada com muito carinho e profissionalismo.

Antes de tudo, é fundamental contratar uma agência expert em webvertising , pois e rros técnicos são imperdoáveis. Por exemplo, alguns banners não se adaptam a diferentes devices ou softwares , o que faz o consumidor pensar: “Se esta marca não consegue fazer um simples banner direito, imagina um carro?”.

O anúncio também não pode ser invasivo nem incomodar o usuário , como obrigá-lo a assistir um spot publicitário ou clicar num banner para liberar o conteúdo que escolheu. Esse tipo de anúncio vai acabar muito em breve porque o mercado vai escutar os usuários, se renovar e criar novas interações divertidas e personalizadas para cada perfil, conteúdo e ambiente.

Outro fator fundamental para o sucesso de uma campanha na web é montar uma equipe especializada em reagir aos bombardeios das redes sociais . Isto ajuda a evitar desastres como o último anúncio da Friboi no valor de 200 milhões de reais com o “semi-vegetariano” (rei?!?) Roberto Carlos,  e diminuiu o super prestígio que a marca conseguiu com Tony Ramos.

Uma dica muito importante: nunca apague comentários negativos da página da sua marca, NUNCA . É muito melhor responder de forma inteligente do que fugir do problema.

Minha opinião sobre diferentes formas de mídia digital:

  1. Redes Sociais: Facebook é muito interessante por ser muito segmentado e mensurável, mas não é ideal para atingir clientes corporativos - para estes, sugiro ações no Linkedin.
  2. Buscadores: é fundamental anunciar no Google e ponto final. Contratando uma agência que faça SEO, os resultados são instantâneos. Outros como Yahoo ou Bing podem ser complementos interessantes, mas o Google é o GOOGLE.
  3. Portais de Notícias: interessante se for um Portal com linha editorial neutra e imagem positiva e respeitada pela sociedade como o Portal GSTI ;) ($$$ hehe)
  4. Sites de Compras Coletivas : se não amar sua marca nem pensar a longo prazo, fique à vontade para usar este sistema de divulgação.
  5. E-mail Marketing : só presta pra quem vende este serviço. Você pode enviar e-mail de pós-venda para seus clientes atuais, mas contratar um banco de dados de um terceiro é burrice, deselegante, anti-ético e, em muitos países, ilegal.
  6. Blogs : acho muito eficiente, porém todo cuidado é pouco tanto em relação à legalidade do anúncio quanto à imagem do blogueiro. O boca-a-boca sempre vai ser a melhor forma de publicidade e a web facilitou o processo de achar as pessoas-chave para viralizar uma marca/produto/ideia - tema do excelente livro “Ponto da Virada” de Malcolm Gladwell. OBS: considero que o Instagram e o Twitter fazem parte deste item, não das Redes Sociais.
  7. Mobile : inovador e muito eficiente, pois é impossível um anúncio passar despercebido pelo fato da tela do smartphone ser bem menor que a do PC. Além disso, anúncios em apps ou versões mobile de sites podem ser ainda mais personalizados e ativados em qualquer lugar que o consumidor esteja,  inclusive perto de algum ponto de venda do produto anunciado, o que é fantástico.

Na minha opinião, o investimento em anúncios mobile é o mais eficiente entre todas as mídias disponíveis e a razão é muito simples, basta olhar para o lado: todos usamos smartphones o tempo inteiro. A TV, o Outdoor, a Rádio, tudo está dentro do seu celular. Consumidores podem assistir a novela das 21h às 23hs, o Jô Onze e Meia às sete, no Japão ou no Piauí, na academia ou na fila do cartório, no engarrafamento ou no aeroporto.

E ainda pode dar sua opinião, fazer amizades e ganhar bônus. Ou seja...

Mobilize-se JÁ!!!

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