Publicação

e-Novidades no Brasil!

foto de
Fred Santoro CONTEÚDO EM DESTAQUE

e-Novidades no Brasil!

por Fred Santoro








Essa semana tem sido excitante para o mercado nacional de tecnologia por três novidades com nomes esquisitos: ZapZap, Zaznu e Spotify.

Spotify

Esse nome vocês já ouviram falar, né?
Pois é, o serviço de transmissão (e venda) de música em ordem aleatória chegou finalmente ao Brasil e tem tudo para revolucionar a forma de consumirmos música assim como já fez com 40 milhões de users pelo mundo - especialmente as lindas suecas de sua terra natal.
Bye Bye, rádios? Sim, afirmo que em 25 anos as rádios AM/FM serão ouvidas apenas por idosos saudosos (nós?) e que em 50 anos, serão usadas apenas para comunicar com regiões remotas da Antárctica e Acre. Ou você é daqueles que ainda compra CDs? A gente viu nascer e morrer CDs, Mini-Discs, K-7, Blu-Ray, Napster, emule e muitos outros, acorda pra vida! Tem visto alguma Blockbuster por aí?
Relaxa, a rádio não vai fazer muita falta não, afinal de contas, ela vai estar na palma de sua mão e com o nome, tema, conteúdo que você quiser.  Você vai se acostumar do mesmo jeito que se acostumou não limpar sua estante de discos ou de ouvir aquele ruído infame enquanto navegava entre estações de rádio.

ZapZap

Um cara, isso mesmo 1 cara do Pará resolveu copiar o código do russo Telegram e usar o nome popularizado pelas empregadas domésticas do Nordeste inteiro que se divertem pronunciando Whatsapp. ZAP ZAP!!! Devo admitir que meu irmão Cinho teve exatamente esta mesma ideia algumas semanas atrás, mas quando buscamos a marca já estava registrada e decidimos manter nossos outros projetos como prioridade em nosso roadmap.
Sem gastar um centavo em marketing, o ZapZap já rendeu notícias até no Globo.com por ser o 1º app com serviço de mensagem instantânea genuinamente e exclusivamente brasileiro.
Ainda não testei porque só saiu para Android e não para meu iPhone 5s 64 GB que acabei de comprar por uma fortuna desnecessária. Entretanto, achei interessante o modelo de negócio, pois se conseguir faturar um bom pedaço das classes C e D, esse novo “o CARA” pode ficar rico num mercado dominado pela nova empresa do Facebook e os asiáticos endinheirados Line e WeChat - que tem garotos-propaganda como Neymar e Messi.
Boa sorte pra ele do fundo do coração, adoro histórias divertidas de sucesso.

Zaznu

O Zaznu é uma cópia nacional mais simples do Uber, que deve ser adquirido ainda este mês por absurdos 17 bilhões de dólares.  Ele facilita um serviço potencialmente ilegal, perigoso e fantástico: vender caronas.
Funciona assim: motoristas interessados passam por entrevistas pessoais na central da empresa para garantir (??) que não estuprarão, roubarão, sequestrarão nem matarão os usuários caroneiros. A seguir, os motoristas aprovados poderão ser chamados num mapa muito similar aos apps de taxi, faturar uma graninha extra e fazer novos amigos nos engarrafamentos das grandes cidades brasileiras. O app faz uma graninha também, claro.
Falando em taxistas, eles com certeza irão reclamar muito desse novo serviço que irá cobrar metade do valor que eles normalmente cobram e não irão pagar impostos similares. Vamos ver o que vai rolar com o Zaznu e Uber no Brasil, mas acredito que vai dar M%$%&.
Eu não vou nem testar, mas fiquem à vontade e me digam o que acharam.

Enquanto a Justiça não acorda sobre este tema, sugiro que assistam o novo seriado da HBO nas horas livres: Silicon Valley. Tenho certeza que irão gostar muito.

Desejo muito trabalho pra vocês!

www.fredsantoro.com

Comentários