Publicação

Jovens talentos: o fator curiosidade

foto de
William Meller CONTEÚDO EM DESTAQUE


A curiosidade é um fator divisor de águas. Torne a curiosidade sua aliada na construção de sua imagem profissional desde cedo e saiba como usar isso ao seu favor.


Muitas vezes, me deparo no trabalho, ou mesmo em sala de aula, com perfis de jovens que dispõem de facilidades para aprendizado em todos os sentidos: tempo para estudar, recurso para pagar bons cursos , e oportunidades de forma em geral.

Não posso dizer, porém (e infelizmente) que todos eles correm atrás de crescimento, mesmo tendo possibilidades em mãos.

Em alguns, falta uma coisa que é fundamental para o aprendizado e desenvolvimento, principalmente na área de Tecnologia da Informação: o prazer em aprender .

Todo profissional de TI já sabe, mas não custa lembrar que, seja este profissional do nicho de desenvolvimento , gestão, redes, especialista em Cloud, não importa.

É cada vez mais necessário aprender todos os dias e manter foco em uma área de interesse, para assim se tornar, continuamente, "bom no que faz".

Existem sim muitas vagas disponíveis hoje e muitas pessoas estão aí para concorrer a estas vagas, porém o que vai definir o diferencial ao contratado ou promovido é aquele "plus" que a pessoa é capaz de trazer, e tudo isso tem haver com aproveitar as oportunidades que tem em mãos.

O tal prazer em buscar e a vontade de conquistar, algo que eu prefiro chamar de curiosidade: uma espécie de disposição para conhecer novidades .

Ora, quem sabe onde quer chegar, mesmo que encontre dificuldades de qualquer natureza, encontrará na curiosidade a melhor forma de se aperfeiçoar e atingir objetivos.

Ao citar curiosidade, me refiro a procurar o que se deseja saber, correr atrás do que se quer entender, ou assunto que deseja se aprofundar .

Ao ouvir um conceito novo, uma palavra nova, não importa o que seja, o jovem com perfil curioso vai atrás do que necessita e com sagacidade sempre acaba adquirindo o conhecimento.

Conhecimento, não seria preciso dizer, mas: é a base do grande profissional de amanhã e recurso do jovem talento de hoje. É base daquele que se destaca a frente de sua concorrência.

Se posso deixar uma dica pessoal, principalmente a jovens que, assim como eu, estão animados para crescer, conquistar e mostrar sua competência e capacidade no mercado de trabalho é que não se acomodem .

Este é o recado, simples e objetivo, que deixo e sugiro que aproveitem as chances que têm e sigam em frente por mais que encontrem dificuldades.

Como lógica básica de quem quer crescer, tenha em sua mente que capacitação não depende de rios de dinheiro, a capacitação e o conhecimento dependem de seu esforço (principalmente), foco e objetivos bem definidos.

Seu sucesso será proporcional ao seu nível de curiosidade. 

    Comentários