Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

Ebook Elaboração de um PDTI

Ebook pela Escola Superior de Redes sobre a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)


O ebook a seguir é fornecido pela Escola Superior de Redes (ESR), que disponibiliza diversos ebooks e apostilas na web, para livre acesso. Por esta iniciativa, a ESR é uma das nossas principais referências quando se trata de material de livre acesso com excelente qualidade.

Quem nos acompanha há algum tempo e consulta estes Ebooks já está ciente do nível de qualidade desta biblioteca digital!

E se você ainda não conhece, recomendamos uma visita a diversas publicações em que seus livros são divulgados : trata-se de uma fonte de informação fantástica, disponível no scribd.

A seguir, confira uma breve descrição sobre o que é um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e sobre o conteúdo do material.

Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

O PDTI é uma ferramenta/instrumento considerado fundamental para nortear e acompanhar todo o tipo de atuação do departamento de Tecnologia da Informação, fazendo com que as atividades táticas e operacionais estejam alinhadas com a Estratégia para Tecnologia da Informação.

É considerada uma ferramenta de extrema relevância para a tomada de decisões, uma fez que cria uma interface entre a estratégia e a operação, através de planos táticos.

Partindo de uma perspectiva mais prática, o objetivo do PDTI é utilizar uma metodologia para permitir que os projetos e ações dentro do departamento de TI suportem o PETI (Planejamento estratégico de TI) , e assim atendam a estratégia do negócio. 

Sobre o Ebook: Elaboração de um PDTI

Com a leitura deste livro, você poderá obter uma série de conhecimentos que são essenciais para desenvolver de forma adequada o Plano Diretor voltado para a área de Tecnologia de Informação: o PDTI .

O primeiro capítulos do Ebook contextualiza a concepção de Estratégia de TI, apresentando tópicos como o Papel Estratégico da Informação , Princípios do Planejamento , Facilitadores da Governança de TI e o Processo de Elaboração do PDTI de forma conceitual. Enfim, a partir do capítulo 02, incia-se a parte prática de Elaboração do PDTI, passando pelas fases de Preparação , Diagnóstico e Planejamento . São, ao todo, 06 capítulos, cerca de 130 páginas.

Uma observação interessante é que a publicação deste material didático tem fins exclusivamente de divulgação de conhecimento relacionado a Gestão de TI, e por isso é importante deixar claro que qualquer mérito em relação ao material está atribuída a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O detalhe é que esta instituição de ensino costuma divulgar para livre acesso e leitura suas dezenas de publicações (que aliás, muito em breve serão centenas).

Sobre a Escola Superior de Redes e o Autor

O Autor deste Livro é o professor Fábio Gomes de Barros.

A Escola Superior de redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que presta serviços de capacitação de profissionais na área de TI.

Elaboração de um PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação)


COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma196 Seguidores 573 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários