Publicação

PMBOK 5ª edição: resumo dos processos para download

foto de
Fernando Palma CONTEÚDO EM DESTAQUE

Planilha contendo um resumo de todas as áreas de conhecimento e processos de gerenciamento de projetos do PMBOK 5

Colegas,
esta é mais uma indicação imperdível para quem coleciona bons resumos em apoio a estudos.

O trabalho a seguir foi elaborado por um profissional Expert em gestão de projetos chamado Mauro Sotille , e documenta os aspetos mais relevantes do PMBOK edição 5 . O currículo dele está disponível a seguir (confira com seus próprios olhos a sua extensa experiência na área).

Trata-se de um excelente resumo do PMBOK 5ª edição , que com certeza vai agradar os quem está estudando para a certificação PMP , Certificação CAPM , para quem se prepara para concursos , ou para qualquer outro profissional / estudante de Gerenciamento de Projetos .

Faça o download da planilha Excel a seguir e divirta-se!

Sobre o autor

Mauro Sotille é o Mentor Regional do Project Management Institute (PMI) para a Região 13 - Brasil e Sócio Diretor da PM Tech Capacitação em Projetos . É autor de livros e artigos na área de gerenciamento de projetos, Palestrante e professor junto a vários cursos de Pós-Graduação, como FGV, PUC e outras. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nacional de Rosário, Especialista em Administração de Empresas (MBA) e em Ciências da Computação pela UFRGS. Bacharel em Informática pela PUCRS e Engenheiro pela UFRGS. Graduado no PMI Leadership Institute Master Class. Membro fundador da primeira Seção do PMI no Brasil, possui certificação Project Management Professional (PMP) desde 1998. Foi duas vezes Presidente do Project Management Institute (PMI) – Seção Rio Grande do Sul. Junto ao PMI foi membro do PMI Strategic Alignment Planning and Reporting comitee, do Community Development MAG e Diretor do PMI Information Systems Specific Interest Group. É Diretor de Projetos da SUCESU-RS e possui certificação ITIL Foundations. Especialista em gerenciamento de projetos, foi membro da equipe do Guia PMBOK Edição, a mais importante referência no mundo sobre gerenciamento de projetos. Foi membro da equipe que desenvolveu o PMI Practice Standard for Risk Management e da Comissão Especial da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre as Normas de Gestão de Riscos (ISO 31000). Participou dos grupos que desenvolveram o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos do PMI (OPM3) e o The Standard for Program Management, Second Edition. Já ministrou cursos visando a certificação PMP e CAPM para cerca de 2000 profissionais. Treinou e implantou escritório de projetos, programas e portfólio e Metodologias de Gerenciamento por Projetos em diversas empresas. Atuou profissionalmente em organizações como Dana Corp. (EUA) e Saab-Scania AB (Suécia). Atuou por 14 anos como gerente sênior de projetos Hewlett-Packard, onde participou da implementação de CMMI.

Sobre o conteúdo

Em 12 abas de uma planilha, Mauro Sotille faz um resumo de todos os processos das 10 áreas de conhecimento do PMBOK 5ª edição (primeira aba), um resumo de cada área de conhecimento (segunda à décima primeira aba), incluindo os processos, entradas, saídas e ferramentas, além das habilidades profissionais do gestor de projetos (penúltima aba). A ultima aba contém informações sobre o autor e sua empresa.

Obs.: é preciso fazer o download para visualizar a planilha de forma adequada, pois o slideshare não é perfeitamente adaptado para visualização e manipulação de planilhas.

Resumo dos processos PMBOK 5ª edição ( faça download aqui p/ visualizar a planilha )

Comentários