Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Fernando Palma

ITIL x PMBOK

A relação entre o ciclo de vida do serviço de TI, segundo a biblioteca da ITIL V3, e os grupos de processos de gerenciamento de projetos, conforme o guia PMBOK

Este artigo tem o objetivo de ajudar os profissionais que, já sendo especialistas em gestão de projetos , enfrentam dificuldades ao conhecer o ciclo de vida do serviço conforme a #ITIL e relacioná-lo aos grupos de processos de #Gestão de Projetos , conforme o #PMBOK .

Quando não são bem distinguidos, pode ser passada a ideia que as etapas se equivalem, mas isto não é verdade.

Como o ciclo de vida do serviço é mais abrangente, irei listar e descrever suas 05 etapas, fazendo uma relação com os 05 grupos de processos de gerenciamento de projetos, mostrando quando e como estes se aplicam e contribuem para aquelas.

1- Etapa da estratégia de serviços de TI da ITIL - desde o início desta etapa, o gestor responsável pelos serviços de TI irá avaliar o valor entregue pelos serviços propostos e assim que aprová-los para serem planejados, solicitará que o(s) gestor(es) responsável(eis) por um ou mais projeto(s) elabore(m) o termo de abertura do projeto, começando assim a 1- iniciação do projeto . O serviço novo ou alterado poderá estar associado a um ou mais projeto(s).

2- Etapa de desenho de serviços da ITIL - etapa em que o serviço é projetado para atender as necessidades da área de negócio. Nela, o gestor do(s) projeto(s) envolvido(s) realizará o planejamento deste(s). Portanto, corresponde a fase do PMBOK 2- Planejamento do projeto, que pode ser usada como guia de boas práticas na coordenação do desenho do serviço novo ou alterado.

3- Etapa de transição de serviços da ITIL - etapa que auxilia no desenvolvimento do serviço novo ou alterado, cuidando para que ele seja inserido na operação cumprindo os requisitos e prevenindo para que impactos negativos sejam evitados. Etapas do processo de Gerenciamento de Projetos que estarão em andamento durante a transição de um serviço novo ou alterado: 3- Execução do projeto; 4-Monitoramento e controle do projeto e 5- Encerramento do Projeto. Assim que o termo de aceite do(s) projeto(s) for(em) aprovado(s), o(s) projeto(s) será(ão) encerrado(s) e arquivadas suas lições aprendidas. O serviço novo ou alterado passará para a operação.

4- Etapa de operação de serviços da ITIL - etapa que cuida da eficiência e eficácia do serviço em operação, garantindo sua adequada entrega e oferecendo o suporte necessário para a estabilidade. Não há processos do PMBOK presentes aqui, uma vez que não existe mais um projeto em andamento.

5- Etapa de melhoria continuada de serviços da ITIL - etapa que é utilizada como ferramenta para conduzir e melhorar os serviços, processos e métricas durante todo o ciclo de vida do serviço. A ferramenta pode ser adotada para melhorias no projeto e processos de gestão de projetos durante as etapas do ciclo de vida do serviço para quais se aplicam os processos de gestão de projetos, com exceção, portanto, da fase de Operação de Serviços, quando não está sendo gerenciado um projeto e sim a operação.

A seguir, um resumo desta comparação entre os ciclos:

Etapa ciclo de vida do serviço (ITIL)
Grupos de processo de gerenciamento de projetos (PMBOK)
Estratégia de serviços
Iniciação do Projeto (no momento ou após a aprovação do serviço novo ou alterado).
Desenho de serviços
Planejamento do Projeto
Transição de serviços
Execução; monitoramento e controle e encerramento do projeto.
Operação de serviços
Não se aplica.
Melhoria contínua dos serviços
A melhoria contínua pode ser utilizada para melhoria de projetos e de processos de gestão de projetos.

COMPARTILHE

Fernando Palma
Fernando Palma202 Seguidores 574 Publicações Consultor de TI, CEO
Seguir
Sou fundador e CEO do Portal GSTI, Consultor, professor e instrutor em Governança de TI e Gestão TI. Graduado em SI, mestrando em administração, Certificado ITIL Expert, ITIL Manager, COBIT, OCEB, ISO 20k, e ISO 27k.

Comentários