Publicação

Linguagens de Programação – Por onde começar? Parte 01

foto de
David Branco CONTEÚDO EM DESTAQUE

Se você já teve algum contato, ou sabe o que é uma linguagem de programação, com certeza já se perguntou:

- Como eu faço para começar a programar?

- Que linguagem escolher?

- Que diferença há entre desenvolvimento web, mobile e desktop?

Mas, já vou adiantando, que essas perguntas são bastante comuns no mundo da programação. Visto ser um campo bastante extenso, com muitas opções, tecnologias, frameworks ( falaremos deles mais tarde ) e possibilidades, o iniciante nesse mundo pode se sentir “perdido”.

De qualquer forma, meu objetivo aqui é lhe guiar para que entre no mundo da programação com o pé direito, e que, além de conhecer as vastas possibilidades que programar oferece, darei dicas de como entrar no mercado de trabalho para aqueles que estão querendo fazer da programação o seu ganha pão, e muito mais que isso, sua profissão!

Tudo sendo dito, e agora, POR ONDE COMEÇAR?

Como diria qualquer um na tentativa de ser engraçado:

- Do começo...

E a realidade é bem essa mesmo. O melhor modo para começar a aprender sobre programação está na formação do que costumo chamar de BASE. A BASE é o seu alicerce, sua fundação, sua estabilidade. É aquilo que vai te amparar para o futuro.

Como fortalecer sua base?

Aqui, vamos criar uma polêmica. Muitos professores universitários usam a lógica de programação como o start para começar a programar. Mas, felizmente, não há essa necessidade.

Dê uma olhada na grade curricular do curso para Engenheiros de Software de Harvard: (O texto está em inglês, então, se não conseguir ler, tá na hora de aprender inglês. Inglês é essencial!)

http://dceweb.harvard.edu/prod/sswcpcc.taf?function=search&wgrp=ALMIT

Encontrou ali alguma ligação a Lógica de Programação? Se você encontrou ali Lógica Dedutiva, não confunda as coisas. :)

Mas então, como crio a minha base?

O melhor modo de criar um bom alicerce é indo pra guerra, aprendendo uma linguagem de programação útil (sim, existem linguagens inúteis) e em paralelo, estudar sobre ela.

Existem inúmeros sites que podem te auxiliar no seu start como programador, mas como sempre digo, seu início no mundo da programação vai passar por aqui:

http://www.codecademy.com/pt

Como diz o slogan do Codecademy: “Teaching the world how to code”.

O Codecademy é amparado por muita gente importante e conhecida no mundo da programação bem como artistas de todos os gêneros.

Veja esse vídeo e anime-se.

Acesse o Codecademy.org e conheça o ambiente.

Mas há várias linguagens no Codecademy e você precisa escolher uma.

Agora que você já sabe que não precisa focar em lógica de programação, mas que sim para fortalecer sua base você precisa aprender uma linguagem e estudar afundo sobre ela e já tem até um site que vai lhe auxiliar a fazer isso, precisamos definir qual linguagem escolher.

Indico fortemente 2 linguagens:

- Ruby

- Python

Qual o motivo para escolher uma dessas duas linguagens?

A resposta é tão simples quanto as linguagens.

Pela sintaxe simples. (Falaremos sobre ela mais tarde também).

Pela facilidade em poder executar seus códigos e por serem linguagens “modernas” e bem documentadas.

Resumo de hoje

Para iniciar no mundo da programação é preciso desenvolver uma base forte. Essa base não vem com o estudo de lógica de programação e sim com o famoso “mão na massa” e ao mesmo tempo o estudo aprofundado da linguagem que você está utilizando. Há vários sites que te ajudam a iniciar nesse mundo, e o Codecademy.org é um deles e muito bem qualificado. E as linguagens indicadas para início são Ruby e Python pela simplicidade da sintaxe e pela boa documentação.

No próximo artigo abordaremos mais a fundo sobre termos usados na programação, linguagens de baixo e alto nível e mais motivos para você se dedicar a programar.

Dicas, críticas e/ou sugestões podem ser deixadas nos comentários.

Se tem alguma dúvida, me mande um e-mail: david.branco@hotmail.com

E já te adianto, Programar é VICIANTE !

Até a próxima,

D avid B ranco

Continue Estudando Linguagens de Programação no Portal GSTI:

Comentários