Publicação

Orientação a Objetos com Java: Vídeo Aulas pela UNICAMP

foto de
Jorge Massari CONTEÚDO EM DESTAQUE

Assista Aulas da Unicamp em Casa: Disciplina Completa de Orientação a Objetivos com Java em 19 Aulas

Olá colega profissional / estudante de Tecnologia da Informação!

O conteúdo a seguir é feito sob medida para quem está precisando de "uma forcinha" para assimilar o a disciplina de Programação Orientada a Objetos (POO) na Faculdade ou para qualquer outro profissional / estudante que deseje conhecer sobre a linguagem Java e a como programar Orientado a Objetos .

Antes de mais nada, precisamos referenciar a origem destas 19 aulas (distribuídas em cerca de 25 vídeos) que foram gravadas durante a disciplina ministrada para alunos da UNICAMP.

Sobre o Autor das Vídeo Aulas

As aulas a seguir, ministradas pelo professor André Santanché , estão disponíveis graças a participação da Universidade Estadual de Campinas na iniciativa denominada O pen Course Ware (OCW) . Não é a primeira vez nem a última que vamos falar sobre o OCW aqui no Portal GSTI. Aliás, recentemente fizemos a divulgação destas vídeo aulas do MIT da disciplina de Introdução a Ciência da Computação.

Se você está conhecendo agora o Open Course Ware (OCW), vale a pena ler o parágrafo a seguir, pois trata-se uma fonte extraordinária de conteúdo livre de qualidade.

Sobre o Open Course Ware (OCW)

O movimento OCW foi iniciado pelo MIT em outubro de 2002. A Universidade simplesmente começou a gravar e divulgar o conteúdo de suas aulas para o livre acesso na Web. A moda pegou e hoje centenas de universidades no mundo seguem o movimento, inclusive as brasileiras UNICAMP e FGV . Para encontrar uma lista de Universidades Internacionais que aderem à iniciativa, visite este site: Academic Earth .

Sobre a UNICAMP

" A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição pública de ensino superior localizada no Brasil e fundada em 1966.1 É uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O seu campus principal fica no distrito de Barão Geraldo, no município de Campinas, cerca de cem quilômetros de São Paulo. Possui outros campi nos municípios de Limeira e Piracicaba e um centro de pesquisas em Paulínia,2 além de administrar um hospital em Sumaré. " Leia mais sobre a Universidade

UNICAMP OpenCourseWare

" O OpenCourseWare Unicamp é um portal que tem por finalidade hospedar conteúdos educacionais em formato digital,(...) "

"(...) Disponibiliza amplos espaços para a hospedagem, no intuito de abranger todas as áreas do conhecimento e seus segmentos, tendo como apelo mais forte o compartilhamento. "(...) Leia mais sobre Open Courseware Unicamp

O que é Programação Orientação a Objetos (POO)

A seguir, apresentamos um pequeno resumo sobre POO, mas para quem está estudando pela primeira vez, vamos logo avisando: não é comum entender o conceito de orientação a objetos logo de cara! Se você ficar confuso em algum momento, encare esta dificuldade como algo natural. Após as aulas e alguns exercícios você se sentirá melhor.

A POO nada mais é do que um método de programar. É um padrão para uma forma de desenvolver que permite reaproveitamento de código, melhor organização do programa e uso de técnicas específicas que não são possíveis em outros modelos de programação (ou melhor: em outros paradigmas de programação ), tais como: programação estruturada, não estruturada e programação procedimental.

Ficou aflito ao ler o parágrafo anterior? Aqui vão alguns conteúdos para saber mais sobre os termos citados (se for assistir as aulas nem precisa acessá-los ):

Na POO, aprendemos Conceitos como Classes , Encapsulamento , Herança , Polimorfismo e Abstração que facilitam o desenvolvimento de software, a estruturação da lógica de programação e contribuem para que sejam evitados diversos problemas da programação Estruturada.

Juntos, os conceitos Abstração, Encapsulamento, Herança e Polimorfismo são considerados os 04 Pilares da Programação orientada a Objetos .

Ah, e só por curiosidade: a Expressão Programação Orientada a Objetos (POO) foi criada por Alan Kay .

Sobre as Aulas - Orientação a Objetivos com Java

Os vídeos que você está prestes a assistir são nada menos do que as aulas da Disciplina de POO da UNICAMP, ministrada pelo professor André Santanché .

Nas primeiras aulas, você irá conhecer conceitos básicos de Java :

  • O que é Java
  • Aprendizado sobre Pacotes Java e Linhas de Comando

A partir da Aula 04, conhecerá os conceitos de Orientação a Objetos :

  • O que são classes e atributos de classes
  • O que é um objeto
  • O que é e como utilizar o encapsulamento
  • O que é e como usar Herança e Polimorfismo
  • Classes Abstratas
  • Agregação
  • Entre outros tópicos

Cada aula tem a duração aproximada de 50 minutos. Os vídeos abrangem toda a disciplina que foi ministrada para alunos da UNICAMP, portanto você poderá acompanhar e praticar exercícios e o trabalho indicado pelo professor André Santanché.

Pré requisitos : não há pré requisito obrigatório, mas é interessante que você já tenha uma base em lógica de programação para para acompanhar estas aulas. Conhecimento prévio em outras linguagens como C++ e PHP também facilitam o aprendizado nesta disciplina.

Bons estudos!



Continue Estudando Java e Orientação a Objetos no Portal GSTI:

Links Externos:

Comentários