Publicação

Introdução a Ciência da Computação: Vídeo Aulas pelo MIT

foto de
Portal GSTI CONTEÚDO EM DESTAQUE

Vídeo Aulas Disponibilizadas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT): Introdução a Ciência da Computação - Legendas em português


Caro colega profissional / estudante de Tecnologia da Informação, o conteúdo a seguir é disponibilizado pelo MIT através de uma iniciativa denominada O pen Course Ware (OCW) , e que aqui no Brasil tornou-se mais acessível graças a uma contribuição importantíssima do Veduka .

Se você já conhece o MIT, OCW e Veduka nem precisa ler os três próximos tópicos, mas recomendamos a leitura caso contrário, pois ter tais informações pode contribuir significativamente para seus estudos.

Sobre o Massachusetts Institute of Technology (MIT)

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts é uma Universidade de Cambridge, considerada uma das líderes mundiais em ciência, engenharia e tecnologia , bem como outros campos, como administração, economia, linguística, ciência política e filosofia.

O MIT é uma das maiores referências do mundo para educação em nível superior em Ciência da Computação e cursos correlatos. Se quiser saber como conseguir uma oportunidade para estudar na Universidade ou aproveitar algum curso que ocasionalmente chega ao Brasil, fique ligado no site do MIT Brasil .

Sobre o Open Course Ware (OCW)

O movimento OCW foi liderado pelo próprio MIT, que em outubro de 2002 começou a divulgar o conteúdo de suas aulas para o livre acesso na Web. Hoje, diversas universidades no mundo seguem o movimento, inclusive as brasileiras UNICAMP e FGV . Para encontrar uma lista de Universidades Internacionais que aderem a iniciativa, visite este site: Academic Earth .

Sobre o Veduka

O Veduca descreve-se em seu website como "uma empresa brasileira de tecnologia cujo propósito é levar o ensino superior de qualidade a qualquer pessoa que se disponha a aprender." O site disponibiliza o acesso a milhares de vídeo aulas de qualidade ministradas por Universidades renomadas.

O Veduka foi responsável por inserir as legendas em português nas vídeo aulas que você pode conferir a seguir.

O que é Ciência da Computação

Se você está tendo o primeiro contato com a Ciência da Computação, permita-nos apresentá-la rapidamente!

A Ciência da Computação é o estudo do processamento digital e uso de métodos e técnicas computacionais para o desenvolvimento de soluções que automatizem processos . A disciplina de Introdução a Ciência da Computação faz parte dos primeiros semestres da grade de um Curso Superior da área.

Grande parte do trabalho de um profissional bacharel em Ciência da Computação é facilitar o acesso a informação com a ajuda da automação, principalmente através do desenvolvimento de softwares e manutenção de ambientes tecnológicos dentro de organizações. No mercado, são conhecidos como Profissionais de Tecnologia da Informação (TI) .

Profissionais de TI podem trabalhar em diversos seguimentos, sendo os mais comuns:

  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Infra Estrutura
  • Suporte Técnico

Dentro de cada um destes, existem diversos sub seguimentos. Para ter uma ideia, veja 25 carreiras de TI elencadas pelo olhar Digital, destacando 09 delas que - segundo o site - estão em alta em 2015.

Disciplina de Introdução a Ciência da Computação (CC)

Normalmente a ementa desta disciplina nas Universidades abrange - dentre outros tópicos - uma visão geral da graduação em CC, a história da computação e dos computadores, introdução a hardware se software, sistemas de informação e seus tipos, introdução a lógica de programação , números de ponto flutuante, linguagens de programação, banco de dados, modelos computacionais, números binários, a evolução do hardware e do software; em alguns casos introdução a linguagem orientada a objetivos, inteligência artificial, entre outros.

É importante observar que esta ementa pode sofrer pequenas variações de uma Universidade para outra e foca em todos estes tópicos de maneira introdutória, para que o aluno seja apresentado "ao mundo da computação" e dos computadores.

A seguir, detalhes das primeiras aulas e a lista completa.

Sobre as Aulas de Introdução a Ciência da Computação do MIT

As aulas desta disciplina foram gravadas em 24 vídeos, apesar de que apenas 16 delas possuem legenda em português. Os professores são Eric Grimsom e John Guttag.


Aula 01: Introdução; Tipos de Dados, Operadores e Variáveis

Nesta aula o professor Eric Grimsom apresenta os objetivos do curso, faz uma introdução objetiva sobre o conceito de Computação e então inicia a pauta da disciplina, trabalhando os tópicos:

  • Tipos de dados
  • Operadores
  • Variáveis

Acesse esta aula: Aula 01

Aula 02: Branching, Condicionais e Iterações

O professor passa para os seguintes conteúdos da ementa da disciplina:

  • Operadores e Operandos
  • Declarações
  • Branching
  • Condicionais
  • Iterações

Acesse esta aula: Aula 02
Llista das demais aulas que possuem legenda em português:

  • Aula 03: Padrões de Código Comuns: Programas Iterativos
  • Aula 04: Abstração nas Funções: Introdução à Recursividade
  • Aula 05: Números de Ponto Flutuante, Refinamento Sucessivo, Encontrando Raízes
  • Aula 06: Métodos de Bisseção, Newton/Raphson, Listas
  • Aula 07: Listas e Mutabilidade, Dicionários, Eficiência
  • Aula 08: Complexidade: Algoritmos Logarítmicos, Lineares, Quadráticos e Exponenciail
  • Aula 09: Procura Binária, Ordenação por Seleção e por Flutuação (Bubble Sort)
  • Aula 10: Métodos de Divisão e Conquista, Ordenação por Mistura, Exceções
  • Aula 12: Depuração (Debug), Problema de Knapsack, Introdução à Programação Dinâmica
  • Aula 13: Programação Dinâmica: Interseção de Sub-problemas, Estrutura Ótima
  • Aula 14: Introdução à Programação Orientada a Objetos
  • Aula 15: Tipos de dados Abstratos, Classes e Métodos
  • Aula 16: Encapsulação, Herança e Shadowing
  • Aula 17: Modelos Computacionais: Simulação de Passeio Aleatório por

Atenção : a aula 11 não está nesta lista porque ainda não possui legendas em português. Acesse aqui: Aula 11: Testando e Depurando

Na Playlist, dentro do site Veduka, você poderá encontrar as demais aulas, mesmo as que não possuem ainda legendas em português.

Confira a Playlist completa, a partir da aula 18 (sem legenda)

Continue estudando Ciência da Computação no Portal GSTI:

Links externos:

Comentários