Publicação

7 novidades do 3ds Max 2017

foto de
Diego Vilela CONTEÚDO EM DESTAQUE

Confira algumas das principais novidades trazidas pela versão 2017 do 3ds Max, da Autodesk.

1. Trackview melhorado

O novo layout do Trackview possibilita que os animadores mantenham a persistência entre sessões e ativações do software. Agora o usuário conta com ferramentas que permitem manipular valores e tempos de chave, o que aprimora a seleção e o enquadramento de chaves no editor. A usabilidade agora está acelerada com a presença de recursos para copiar, colar e redefinir, além da seleção rápida de trilhas em controladores de lista.

2. Ferramenta de texto

Os textos inseridos nas cenas podem ter seus parágrafos, palavras e até mesmo letras editados de forma individual. Dados de formatação – como estilo de fonte, por exemplo – são mantidos quando trata-se de um texto copiado de um documento Word. Texturas, efeitos e animações podem ser aplicados ao texto com um objeto, que é automaticamente atualizado quando se altera o conteúdo. Valores predefinidos de chanfro e animação podem ser adicionados aos favoritos ou compartilhados com outros usuários do programa.

3. Revestimento de pele  

Economize tempo na definição de espessura de pele usando os revestimentos de pele Geodesic Voxel e Heatmap fora da pose de associação, o que torna mais fácil o refinamento da espessura em pontos específicos. Com o Geodesic Voxel torna-se possível trabalhar com uma geometria complexa que, além de não ser permeável, eventualmente contém componentes não múltiplos ou sobrepostos – como costuma acontecer com malhas de produção do mundo real.

4. Superfícies rígidas

Para obter resultados mais confiáveis na criação de superfícies rígidas, utilize as operações booleanas atualizadas, que possuem precisão dupla. Você pode adicionar e remover operandos com facilidade, além de classificar ou criar operações booleanas aninhadas. Os controles de chanfro que você já conhece da ferramenta TextPlus agora estão disponíveis também no modificador de perfil de chanfro, permitindo que você crie seu chanfro personalizado ou utilize as mesmas predefinições existentes no TextPlus.

5. Mapeamento de UV

Os usuários pediram e a Autodesk atendeu: a navegação de UV e a edição 5-10x estão aceleradas graças a melhorias no desempenho. A operação previsível e de edição conta agora com ferramentas mais consistentes, que simplificam o trabalho.

6. Ferramenta Objeto

Não é mais preciso acessar o painel de hierarquia para utilizar o giro de trabalho. Agora, basta utilizar o pino Giro de Trabalho. O menu suspenso Sistema de Coordenadas de Referência, localizado na barra de ferramentas, traz um novo método de alinhamento do eixo, chamado de alinhamento local, que busca alinhar cada eixo para um resultado mais previsível quando se aplica transformações distintas a uma seleção de subobjeto. O modo de seleção do subobjeto desejado pode ser ativado com uma única tecla de atalho. Além disso, é possível realizar seleções de ponto a ponto, basta manter a tecla Shift pressionada. Caso os elementos selecionados não sejam adjacentes, a seleção ponto a ponto com visualização torna possível enxergar exatamente o que será selecionado.

7. Agente de renderização Autodesk Raytracer (ART)

O 3ds Max 2017 traz mudança também no agente de renderização ART, que está mais rápido e atende satisfatoriamente fluxos de trabalho de visualização de projetos utilizados no Revit, Fusion 360, Inventor e também em outros aplicativos Autodesk. Cenas arquitetônicas surpreendentemente precisas podem ser criadas graças ao suporte para IES e às luzes fotométricas do Revit. Renderizar exteriores industriais, imagens de arquitetura e produtos, por exemplo, ficou muito mais rápido e fornece resultados fotorrealistas devido ao operação de CPU independente da placa de vídeo e excelente uso de iluminação com base em imagem.

Essas são só algumas das novidades que o 3ds Max 2017 traz. Você já testou a nova versão do programa? Destacaria outros pontos fortes?

Comentários