Publicação

Se você é fã do Prezi, precisa conhecer o Sozi para Inkscape

foto de
Portal GSTI

Provavelmente você conhece o Prezi, uma ferramenta que veio para revolucionar o universo das apresentações adicionando possibilidades muito além da sequência linear clássica do Microsoft Power Point, que reinou absoluto nesse campo durante muitos anos. Com o Prezi é possível criar apresentações cheias de movimento, como idas e vindas por cima de uma lousa na qual estão dispostos os elementos (imagens, tabelas, infográficos etc), efeitos de transição de tela inusitados e movimentos de zoom in (aproximação) e zoom out (afastamento), dando visibilidade a cada elemento na hora certa.  

O Prezi possibilita a criação de apresentações inovadoras, que dão suporte ao que está sendo dito pelo palestrante e costumam manter a plateia mais atenta, mais interessada. Para utilizar a ferramenta é preciso fazer o cadastro no site Prezi. O único inconveniente é que a conta gratuita só permite criar apresentações online. Para ter a possibilidade de edição local off-line, além de aumentar o espaço disponível para armazenamento em nuvem, é preciso assinar a versão paga. Chato, né? É aí que entra o Sozi.


O Sozi é uma alternativa gratuita que permite elaborar em seu computador apresentações tão cheias de efeitos quanto as do Prezi. Não se trata de um programa, mas de uma extensão para o Inkscape. Gratuita e de código aberto, a aplicação é facilmente instalada e funciona a partir da criação e edição independente dos elementos (imagens ou textos) que serão exibidos. Cada quadro deve ser tratado individualmente para só ao final ser adicionado, junto aos demais, ao “plano de fundo” sobre o qual a apresentação se desenvolverá. É possível personalizar aspectos diversos, como a ordem das telas e a duração de exibição de cada uma, o tempo de transição entre elas, a opacidade das camadas, a execução do zoom em determinados elementos, dentre uma série de outros parâmetros.

Para conferir o resultado do seu trabalho, basta visualizar diretamente em qualquer navegador. É importante apenas verificar se a apresentação HTML está na mesma pasta que o arquivo Sozi editável (ISON), porque se não estiver, o navegador não conseguirá executar corretamente a apresentação. Assista a um exemplo de apresentação utilizando o logo da própria Sozi. E aí, deu vontade de testar?


Comentários