Publicação

Lista com as principais técnicas de Black Hat

foto de
Marco Mascarenhas CONTEÚDO EM DESTAQUE

O que é black hat?

Para quem não sabe o que é black hat, trata-se de técnicas que são consideradas obscuras pros buscadores. São estratégias que visam enganar os motores de busca e posicionar sites de forma "fraudulenta" na SERP.


Tão importante quanto saber as técnicas limpas (white-hat) de #SEO é ter noção do que é considerado black-hat. Saber o que é considerado legal e ilegal é essencial para não sofrer as punições impostas pelos buscadores.

O Google, por exemplo, tem uma série de diretrizes que norteiam o que o usuário não deve fazer se não quiser ser punido

As técnicas de black hat

Abaixo listo uma série de técnicas que são mal vistas e que, cedo ou tarde, acarretarão em problemas para aqueles que as utilizam:

Keywords stuffing

Técnica que usa do exagero na utilização das keywords para aumentar sua densidade na página

Link Farm

Divulgação de links em fazenda de links. Sites que só servem para receber links de outros sites, nada acrescentam de informação. 

Cloaking

Essa técnica visa mostrar diferentes conteúdos para os usuários e pros crawlers dos buscadores. Pro usuário as páginas se comportam de uma forma e pro buscador tem um apelo maior de otimização

Spamdexing

O spamdexing consiste, basicamente, em acrescentar dentro de sites como fóruns, blogs, listas de discussões, entre outros, keywords e links sem relação com a página. O spamdexing assemelha-se ao spam pois trata-se de algo não solicitado pelo usuário. O conteúdo inserido pode inclusive oferecer risco ao sistema e a privacidade dos usuários do site que hospeda o spamdexing.

Doorways

Doorways são sites ou páginas criadas para melhorar a classificação na SERP de um determinado site. Essa técnica tem como função criar diversas páginas otimizadas para apontar links para um site especifico e poder alavancá-lo.

Texto ou link escondidos

Consiste em esconder textos e links que podem ajudar no posicionamento nos motores de busca. Antigamente era comum colocarem textos com a fonte na mesma cor do background e encher a página de keywords. O usuário não via que ali tinha um texto e o buscador lia aquela quantidade de texto e acabava posicionando o site bem.

Conteúdo repetido

Como o próprio nome já disse consiste em copiar conteúdo de outros sites em um percentual muito alto ao ponto de considerar o conteúdo duplicado.

Conclusão

Então, nunca devemos utilizar de técnicas de black hat? Não foi isso que eu disse meu caro gafanhoto. A depender da sua intenção, as técnicas podem ser utilizadas e serem eficientes. O que fica de recado aqui é que, mais cedo ou mais tarde, seu site vai ser punido. Se você quiser, por exemplo, posicionar o site de um político com foco nas eleições ou a página de um evento que depois que acontecer não terá mais valor, talvez seja interessante utilizar de tal estratégia. 

Eu, particularmente, não sou adepto a esse tipo de trabalho. Todos os meus projetos foram para obter resultados mais duradouros. Fora que técnicas de black hat soam como trapaça no mundo do SEO. Enfim, eu não condeno quem faça, mas não é a minha praia.

Comentários