Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Como funciona o Google Tag Manager?

Com a popularidade do #Marketing Digital o #Tag Manager passou a ser indispensável para mensurar as conversões  (compra de produto) de um e-commerce, os leads de um formulário ou até mesmo para instalar um simples script como o do Google #Analytics.

O Tag Manager como o próprio nome diz é um gerenciador de tags criado pelo Google para diminuir (ou eliminar) a necessidade de intervenção no código, para instalar algum script para capturar dados de navegação ou para trazer resultados sobre uma campanha publicitária, por exemplo.

O tag Manager basicamente funciona inserindo um código no site que deseja monitorar tipo esse abaixo:

<!-- Google Tag Manager -->
<script>(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start':
new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0],
j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src=
'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f);
})(window,document,'script','dataLayer','GTM-XXXXXX');</script>
<!-- End Google Tag Manager -->

E através da interface administrativa do Google (http://www.google.com/tagmanger/) é possível fazer as configurações necessárias para começar a gerir seus códigos. 

Você vai precisar da tag que deseja inserir no site através do gerenciador e de uma regra de ativação (acionador).

- "Mas como isso funciona?"

Se você deseja inserir um pixel de conversão do facebook em todas as páginas, por exemplo, é importante colar o pixel na área de tag e na parte de acionador dizer em quais páginas você deseja que esse pixel seja impresso. Nesse caso, em todas as páginas.


Algumas tags já possuem configurações próprias no Google Tag Manager, como é o caso do Google Analytics. Ao selecionar a opção de inserir uma tag do Analytics existe um campo onde é possível colocar o código de acompanhamento (geralmente ele vem nesse formato: UA-XXXXXXXX-X) e depois de preencher o acionador é só publicar.

Lembre-se que depois das alterações nas tags ou nos acionadores é necessário que se publique as alterações, caso contrário, em nada vai adiantar o que tiver feito. 

O Gerenciador também tem uma opção de debug. É possível verificar na prática se a tag está ou não sendo impressa corretamente na página que o acionador foi configurado

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas66 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários