Publicação

Como ter disciplina e credibilidade com um blog

foto de
Claudio Gomes Silva Leite CONTEÚDO EM DESTAQUE

Você que é blogueiro, já sabe como ter disciplina ao blogar? Se não, saiba que é muito importante, pois o futuro do seu blog depende de sua administração!

O fato de muitos blogueiros trabalharem fora contribui e muito na frequência de atualização de seu blog, mas isso não pode ser motivo de desânimo, ao contrário, aí é que se deve empregar mais força para o crescimento do projeto.

Ter disciplina vai além de postar 7 artigos por semana, ter disciplina é acompanhar os resultados, ter um objetivo traçado, ter visão em longo prazo e paciência.

Eu considero esse tema muito importante  para quem quer realmente ser destaque na blogosfera, pois sem uma boa administração nenhum blog passará dos primeiros meses de vida, veja por aí quantos blogs fecham as portas!

Como ter disciplina ao blogar

Primeiramente não é fácil, é preciso estabelecer metas para nós mesmos e sermos rígidos quanto aos resultados, não quero dizer para você se martirizar, mas sim para se cobrar e acompanhar seu desempenho como blogueiro.

Não perca tempo

Se você ainda não sabe como ter disciplina ao blogar, a primeira dica é: não perca seu precioso tempo! Muitos blogueiros tem o costume de usar muito as redes sociais, o que pode impedir o seu desempenho, a não ser que esteja divulgando seus posts.

As redes sociais são ótimas formas de interagir com nosso público alvo, por isso devemos usá-las com muita sabedoria, claro que ninguém é uma múmia, a gente tem nossos momentos de descontração, pois isso também faz parte da nossa vida.

O ideal nas redes sociais é transmitirmos para nosso público coisas boas que estamos fazendo, como projetos, promoções e etc. Claro que existem casos em que devemos nos moldar para um determinado tipo de situação, no Facebook, por exemplo, é comum postarmos coisas diferentes, não só links de nossos artigos, existem vários tipos de caminhos para se chegar a um determinado resultado, e fazendo assim, não é perca de tempo!

Programe algumas postagens

Uma boa maneira para manter a disciplina ao blogar é programar suas postagens, dessa maneira estaremos sempre com novos conteúdos, mesmo enquanto fazemos outras coisas.

Por exemplo, se você trabalha fora e não tem tempo para postar nos dias de semana, que tal deixar alguns artigos programados, faça isso aos finais de semana! Escrever aos finais de semana com certeza é muito mais compensador, pois normalmente temos mais tempo para deixar nossos artigos melhores, e com mais possibilidades de ser bem rankeado no Google, não se esqueça da importância do SEO para seu blog.

Quando não postar, divulgue!

Um blogueiro bem disciplinado não perde tempo, ele está sempre em ação, muitas vezes nos pegamos assistindo TV e muitas vezes algo irrelevante, não é errado assistir televisão, mas não devemos nos deixar levar por certas coisas que não estão nos fazendo crescer, tanto como pessoa ou como profissional

Portanto, quando não estivermos postando, vamos divulgar com eficiência nossos artigos, ou nossos programas de afiliados, que tal tentar aumentar nossas visitas fazendo algo em prol do nosso blog?

A importância da divulgação é tão grande que o seu blog pode ter o melhor conteúdo do mundo, mas se você não souber mostrá-lo ao mundo, nada adiantará!

Arrume tempo para ler e comentar

Eu sou Fã da arte de comentar! Não importa se o blog é pequeno ou grande, o que me motiva é o conteúdo da mensagem, se ela acrescentar alguma coisa na minha vida, vale o comentário!

Sem falar que o comentário tem um enorme poder de trazer visitas, claro se o comentário for diferente dos outros, comente com sabedoria!

O mais importante do que comentar é ler o que se comenta, muitos nem terminam a leitura e corre pra comentar e muitas vezes algo como: "Legal, visite meu blog”. E isso sempre vai existir muito blogueiros fazem ou já fizeram isso!
Você já fez? Responda se quiser! Rsrsrsrssrs.

Como ter disciplina é algo primordial na vida do blogueiro, tente começar hoje, comece devagar e vá se acostumando desde cedo com essa grande carreira de blogueiro.

Como ganhar credibilidade na blogosfera!

A grande maioria dos blogueiros buscam maneiras de como ganhar credibilidade na blogosfera, mas existem certos pontos a serem destacados, pois a credibilidade se conquista, e não é fácil consegui-la, é preciso muito suor e trabalho, do contrário, nada acontecerá!

Ganhar credibilidade na blogosfera atual é como se lançar em uma carreira totalmente saturada, com inúmeros concorrentes, você precisa se destacar, ser diferente, para que assim seja reconhecido pelo seu trabalho.

Credibilidade é algo ser construído ao longo do tempo e através de muita paciência, por isso, não devemos de forma alguma desanimar em meio a essa jornada, pelo contrário, a persistência traz resultados! Você acredita? Então veja como ganhar credibilidade na blogosfera!

Seja útil

Qual a utilidade do seu blog?  Se você não sabe responder essa pergunta, como quer ganhar credibilidade na blogosfera? Seus leitores querem soluções de problemas relacionados ao seu nicho, veja a quantidade de pesquisas no Google sobre determinados temas, alguns exemplos:

    Como ganhar dinheiro           673.000 pesquisas
    Como fazer um blog              550.000 pesquisas
    Como cozinhar                     1.830.000 pesquisas
    Como vender                        4.090.000 pesquisas
    Etc….

O blogueiro que quer ser útil na blogosfera deve saciar esses desejos dos internautas, por  isso, ganhar credibilidade não é fácil, vai além de postar 7 artigos por semana, é postar conteúdos úteis para seus leitores, mas… não faça por obrigação, faça por paixão!

Seja participativo

Se você não sabe como ganhar credibilidade experimente participar mais, mas participar do quê exatamente? Eu li em revista esses dias que as empresas que participam ativamente nas redes sociais, como Facebook e Twitter apresentam melhores resultados, o que gera mais credibilidade a marca.

E o que nós blogueiros podemos aprender com isso? Simples, faça o mesmo! Se grandes empresas que faturam milhões todos os anos estão ativamente presente nas redes é porque alguma coisa em especial há ali. Concorda comigo?

Tenha opinião própria

Ter opinião é uma boa maneira de ganhar credibilidade na blogosfera, pessoas de opinião normalmente se destacam por discordar ou concordar com algo, elas possuem uma mente formada e não abrem mão de deixar seu comentário sobre determinado assunto.

Uma opinião diz muito sobre uma pessoa, muitas vezes passamos a conhecer melhor alguém quando conversamos com ela e descobrimos seus gostos e interesses, e partir daí podemos ou não dar mais credibilidade a essa pessoa. Claro que todos merecem créditos, mas nesse caso, falo sobre conquistar um espaço maior ou ser mais reconhecido dentro de um nicho de mercado.

Não vá por “embalo”

Muitos blogueiros iniciantes principalmente, querem imitar o jeito do blogueiro A ou B, e seguem todas as tendências lançadas por esses blogueiros simplesmente por serem mais “famosos”. Com certeza temos muito a aprender com os blogueiros já renomados, pois se chegaram onde estão é porque fizeram da forma correta.

Mas, isso não significa que o que deu certo para eles vai dar certo para mim ou para você. O que temos que ter em mente é que devemos criar o nosso próprio estilo e lançar as nossas tendências, como eu disse mais acima, devemos ter a nossa opinião, uma voz ativa dentro da blogosfera.

Para ganhar credibilidade como blogueiro, devemos ser o mais profissional possível dentro do nosso nicho, muitas das vezes teremos problemas com clientes insatisfeitos, com programas de afiliados que divulgamos e devemos saber lidar com tudo isso sem perder o foco, muitas vezes temos vontade de “estourar” e dizer tudo que pensamos, mas é aí que devemos pensar que  ganhar credibilidade não é demasiadamente tão difícil, mas podemos perde em um piscar de olhos…

Acredite em você e no seu blog!

Atualmente vemos uma safra muito boa de grandes blogueiros, todos eles com seus sonhos e suas metas. Ao contrário da maioria que desiste, eles buscam todo dia novos conhecimentos, novas alternativas para alcançar o seu lugar ao sol.

E todos eles sabem que o grande segredo para levar seu blog ao topo é a tal da persistência, claro que aliada à qualidade dos conteúdos e boas estratégias de marketing. Por isso, todo blogueiro  que quer trabalhar por conta e viver da renda do seu projeto deve levar consigo algumas qualidades e acima de tudo ter metas a serem batidas.

Eu tenho certeza que um blogueiro que tem metas sabe exatamente aonde quer chegar, e mais, sabe todo o caminho a percorrer para alcançar o seu sucesso.

Aonde você quer chegar

Em primeiro lugar saiba aonde quer chegar! Não adianta navegar sem rumo, talvez seu sonho seja ser um Problogger, mas o que você está fazendo para alcançar isso?

Está publicando artigos constantemente? Está lendo outros blogs? Participa nas redes sociais? Sabe o mínimo de SEO para usar em seu blog? Se sua resposta for não para a maioria dessas perguntas, reveja seus conceitos e anime-se você pode melhorar!

Um sonho é composto de várias metas, e quanto mais metas batidas mais próximo estará de realizar o sonho por completo, comece devagar, mais comece!

Não desista jamais

O que vemos hoje são alguns blogueiros iniciantes reclamando porque não recebem visitas,  eles não entendem que no começo tudo é mais difícil, e a paciência é um dom de poucos, daí muitos fecham as portas do seu respectivo blog e somem da blogosfera.

Uns dos segredos para se manter motivado no trabalho de blogueiro é visualizar o futuro, como assim Claudio?
Imagine-se daqui a alguns anos ou até meses a frente do seu blog! Se fizermos um bom trabalho com certeza estaremos em outro patamar, colhendo os frutos de uma boa semente plantada no passado, você consegue se imaginar a frente do seu blog daqui a alguns anos? O que você vê?

 Você tem capacidade?

O ser humano motivado faz coisas inimagináveis! E a nossa capacidade é imensa, e você tem essa capacidade! A maioria dos blogueiros que estão hoje no topo, no passado, acreditaram em si e decidiram vencer, você pode muito bem fazer o mesmo! Nenhum deles é melhor que você, o mesmo potencial que eles tem você também possui, então faça o seu trabalho da melhor maneira possível e receba sua recompensa!

É natural em algum momento da nossa trajetória sentirmos falta de capacidade, devido ao grande número de blogs qualificados que muitas vezes tratamos como concorrentes, a falta de ideias para postar novos artigos e etc…

Mas tudo isso deve ser realmente tratado com oportunidade de vencer mais um obstáculo, todo blogueiro profissional ou iniciante passa por isso, com você não será diferente.
 
Dê o seu melhor a cada dia

Se porventura quer viver da renda do seu blog, saiba que é perfeitamente possível! Mas dê o seu melhor agora. Se você postou um bom artigo hoje, poste um melhor amanhã. Invista  tempo e dinheiro no seu blog, afinal, ele pode ser o seu sustendo em breve, basta se dedicar um pouco!

Tenha inspirações! Eu pessoalmente admiro grandes blogueiros, através deles eu busco novas formas de melhorar o meu blog, sei que tenho muito a fazer, é só inicio e o futuro promete, basta levar a sério e o que tenho em mãos agora.

Blogueiro, não tenha medo de errar!

“Errar é humano”. Como blogueiros aspirantes a profissionais, devemos tentar e arriscar para assim sabermos o que pode dar certo e o que pode dar errado na nossa carreira de Problogger.

E hoje em dia o que vemos são muitos blogueiros com medo de arriscar uma coisa nova, talvez por medo de perder o que já conquistou ou por razão do que outras pessoas vão pensar a seu respeito.  Mas o que muitos não sabem é que não devemos permanecer por muito tempo em nossa zona de conforto, pois se queremos crescer temos que agir.

Sem falar que com muitos de nossos erros aprendemos grandes coisas, não que precisamos aprender somente errando, mas muitas vezes é dessa forma que crescemos.

Aprenda com os erros

Thomas Edison, inventor da lâmpada, errou milhares de vezes até conseguir deixar a lâmpada em sua perfeita condição de funcionamento, por isso, não desistir depois de um erro é uma atitude vencedora.

Em se tratando de blogs, se você fez ou faz coisas que não dão o resultado esperado por um erro seu não fique no erro, tente encontrar uma saída e se supere, afinal, se blog merece mais uma chance, você não acha?

Grandes blogueiros começaram errando, errando na divulgação, no conteúdo, no tema, na falta de disciplina ao blogar e etc…

Porém, com você não precisa ser igual, começar certo com certeza fará toda a diferença em um projeto, seja ele online ou off-line!

 Não permaneça no erro

Outro fato que ocorre muito é que muitos erram e permanecem no erro, o fato de não querer mudar atrapalhará toda a trajetória do seu blog, uma trajetória que pode ser de grande sucesso, depende de como enxergamos o nosso trabalho.

Nesse caso o que poderemos considerar um erro, por exemplo, um blogueiro que quer ganhar dinheiro com seu blog, mas não investe nada em seu blog, fica apenas esperando chover dinheiro do céu, e isso nunca vai acontecer, a não ser que passe um avião e deixe cair uma maleta recheada de dólares bem na sua frente!

Não permaneça no erro, arrisque e tenha ousadia, se seus resultados não estão te agradando, fique calmo, pense e planeje suas novas ações!

Cresça!

Depois de sair do erro, pensar e planejar, eu tenho toda certeza que você estará em uma nova situação, antes o que era erro se tornou em acerto e o que era zona de conforto, virou apenas em uma pequena pausa antes do próximo passo.

Na carreira de um blogueiro não pode haver espaço para muitos erros, principalmente se tratando de ética, credibilidade e respeito ao próximo, essas infrações, se cometidas, fica muito mais difícil dar continuidade ao projeto…

Mas por outro lado, quando conseguimos conquistar a credibilidade principalmente, o sucesso vem mais rápido, não fácil, mas em um prazo menor, então, o jeito mesmo é trabalhar para alcançar o seu espaço, sem medo de ser feliz!

E você, tem medo de errar, está arriscando novos passos ou está em sua zona de conforto?

A falta de atitude e suas consequências!

Com certeza a falta de atitude atrapalha e muito a vida de muitos profissionais, nesse caso não importa a área de atuação, a atitude é peça chave para o sucesso!

É através dela que conquistamos ou não algo de importante em nossa carreira, em quanto muitos preferem esperar o tempo passar, os que têm atitude e são proativos fazem tudo acontecer através de planejamento e o mais importante: ação!

Falando de blogs, que é o nosso foco, muitos blogueiros não tem iniciativa, eles planejam e planejam, mas não executam tal plano, fazendo com que seu sucesso demore a chegar!

É muito bom fazer planos, e muitos realmente fazem tudo pra esse plano sair perfeito, mas o melhor mesmo é ver esses planos concretizados, quais são seus planos para com seu blog? Talvez você planeje ter mil visitas por dia ainda este ano, ou aumentar o número de seguidores e fãs!

Existem muitos motivos que fazem as pessoas não tomar uma atitude, e a maioria desses motivos são fatores internos, ou seja, a pessoa não confia em si ou em seu próprio potencial, veja:

Quando achamos que não somos capazes

É muito difícil tomar uma atitude, seja para qualquer fim, quando achamos que não somos capazes, se temos um blog e achamos que ele não tem futuro devido à concorrência e outros fatores, é melhor revermos se blogar é mesmo pra gente!

Pois o primeiro passos para o sucesso é a auto-confiança, temos que crer que somos capazes, somente assim acordará a cada dia com vontade de aprender mais e mais. O caminho para o sucesso é feito de pequenos e grandes obstáculos, e cada obstáculo vencido mais perto estamos do nosso alvo, por isso, não podemos nos impor limites, ao contrário, temos que trabalhar a cada dia sabendo que não existe limite, tem que sair da nossa zona de conforto e sempre procurar crescer!

Preguiça

A preguiça também pode levar muitos a não tomarem uma atitude em prol do seu crescimento. O sujeito que tem preguiça geralmente não consegue nada e quando consegue acaba perdendo e ficando em uma situação pior do que a inicial.

Não deixe que a preguiça te impeça de investir em seu blog, ela não deve te impedir de criar novos artigos, não deve te impedir de estudar SEO e etc… Blogar não é para preguiçoso, pois requer muita disciplina e rotina,  para que haja crescimento temos que ser constantes em postar e divulgar!

Esperar ficar perfeito

Nunca devemos esperar um plano perfeito, pois ele não existe! Se ficarmos nessa situação nunca colocaremos nada em prática. Já diz o ditado: “Mas vale um plano imperfeito colocado em prática do que um plano perfeito no papel”.

Devemos sim planejar da melhor maneira possível, mas o principal é a ação, o futuro de um blog depende da ação do blogueiro, veja algumas ações que podem fazer um blog crescer drasticamente e tente faze-las:

    Anúncios no Facebook;
    Anúncios no Google Adwords;
    Parcerias;
    Aprender SEO,
    Fazer cursos de redação e escrita;
    Aprender programação;
    Estudar as plataformas de blogs (WordPress, Blogger e Tumblr)

Essas são apenas algumas coisas que devemos nos propor a aprender daqui pra frente, devemos tomar a atitude de querer melhorar, quantos estão dispostos? Eu estou!

Muitas pessoas não tomam certas atitudes em prol do seu blog com medo do que os outros vão pensar, eu já fui assim e percebi que só perdi em termos de visitas, dinheiro, oportunidades e principalmente conhecimento!

Temos que arriscar mais, buscar novas maneiras de divulgação, novas estratégias de monetização, temos que ter ousadia para se dar bem no Mundo dos Blogs! Claro, nunca tentando passar por cima de ninguém, pois todos merecem respeito e crédito, e além de tudo isso, a blogosfera é um lugar muito grande e tem lugar para todos, todos que fazem um trabalho!

Por isso, faça o que tem que ser feito para que seu blog cresça, não ligue muito para opiniões alheias, se não você não vive, você acaba ficando mais preocupado tentando agradar os outros do que tentando buscar o seu sonho, se você tem um sonho, foque seu olhar apenas nele e aguarde grandes realizações em sua vida pessoal e profissional!

Comentários