Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Como utilizar as Métricas Calculadas do Google Analytics

Uma função pouco explorada por quem utiliza o #Google Analytics são as Métricas Calculadas. Ainda em versão beta, o Google criou essa opção para que seja possível fazer cálculos utilizando diversas fontes de dados diferentes. 

Imagine que você quer ter um relatório com o número de membros que se inscreveram na sua plataforma e você tem duas formas de entrada no sistema. Você cadastrou portando 2 metas a serem atingidas: preenchimento completo do formulário A e preenchimento completo do formulário B. Só que você quer gerar um relatório unificado dessas conversões. É ai que entra as métricas calculadas.

É possível criar fórmulas (somar, subtrair, multiplicar ou dividir) métricas predefinidas e depois utilizar tais informações para gerar relatórios personalizados, widgets ou pegar esses dados através da API do Google Analytics para montar planilhas ou qualquer outro documento com essas informações.

A configuração é simples e o Google deixa bem claro na explicação de cada campo. Basta dar um nome a métrica, criar o que eles chamam de nome externo (que é uma variável para permitir o uso dessa informações por fontes externas ao Google Analytics), selecionar o tipo de formatação (que pode ser uma variação, número inteiro, moeda, tempo ou porcentagem) e criar a fórmula que deseja. 

É fácil e muito útil. 

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas67 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários