Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Artigo

Como utilizar as Métricas Calculadas do Google Analytics

foto de
Marco Mascarenhas CONTEÚDO EM DESTAQUE

Uma função pouco explorada por quem utiliza o #Google Analytics são as Métricas Calculadas. Ainda em versão beta, o Google criou essa opção para que seja possível fazer cálculos utilizando diversas fontes de dados diferentes. 

Imagine que você quer ter um relatório com o número de membros que se inscreveram na sua plataforma e você tem duas formas de entrada no sistema. Você cadastrou portando 2 metas a serem atingidas: preenchimento completo do formulário A e preenchimento completo do formulário B. Só que você quer gerar um relatório unificado dessas conversões. É ai que entra as métricas calculadas.

É possível criar fórmulas (somar, subtrair, multiplicar ou dividir) métricas predefinidas e depois utilizar tais informações para gerar relatórios personalizados, widgets ou pegar esses dados através da API do Google Analytics para montar planilhas ou qualquer outro documento com essas informações.

A configuração é simples e o Google deixa bem claro na explicação de cada campo. Basta dar um nome a métrica, criar o que eles chamam de nome externo (que é uma variável para permitir o uso dessa informações por fontes externas ao Google Analytics), selecionar o tipo de formatação (que pode ser uma variação, número inteiro, moeda, tempo ou porcentagem) e criar a fórmula que deseja. 

É fácil e muito útil. 

Comentários