Publicação

Criando as bases de um blog sustentável

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Nesse post quero falar sobre como você pode criar as bases para um blog sustentável, mas para começar eu te faço uma pergunta, o que seria um blog sustentável?

Um blog sustentável é aquele que não se acaba com o tempo e/ou  adversidades, sabemos que a maioria dos blogs que são criados são abandonados, pois a maioria dos blogueiros não sabem esperar o tempo certo para o blog ficar maduro, ou simplesmente os novatos não se sentem capaz de vencer a concorrência, que por sinal é muito acirrada.

Um blog sustentável é aquele que permanece por longo prazo mesmo se o autor decidir viajar, ou parar temporariamente de postar, mesmo nesses casos o blog sustentável permanece recebendo visitas e dando lucros.

Sabendo disso, eu te faço outra pergunta, como fazer para ter um blog sustentável? Essa é uma boa pergunta e merece uma resposta digna, então vejamos…

O Conteúdo

Em primeiro lugar (eu sei que você já deve estar cansado de ouvir ou ler sobre isso) o conteúdo! Sim meu amigo, o conteúdo é sempre o atrativo principal de um blog, sem ele não há visitas.

Existem muitos blogs feios de aparência mas com um conteúdo impecável e isso muitas vezes é quem salva o blog, por isso, não ligue inicialmente para o layout do seu blog, preocupe-se com o conteúdo.

Crie uma variação de conteúdo, existem leitores que gostam de vídeos, outros de áudio, outros de imagens, de tutoriais, textos motivacionais….

Dependo do nicho do seu blog você pode usar todas essas variações de conteúdo e com certeza conseguirá atingir um público bem fiel, experimente!

A Lista

Depois de um certo tempo blogando você perceberá que muitos visitantes passam pelo seu blog todos os dias e que você não terá mais contato com eles, é  como uma loja aberta em uma estrada, algumas pessoas podem entrar e nunca mais voltar.

E como você é um blogueiro esperto, não deve deixar isso acontecer em seu blog. Uma técnica para manter contato com seus visitantes a longo prazo é utilizar um autoresponder, com ele você vai criar sua lista de emails.

A lista de emails é um dos ativos que todo blogueiro deve adquirir, pois ela é quem vai deixar o blog sustentável. Imagine que você tem uma lista com 10 mil pessoas e todas as vezes que você envia um email 3 ou 4 mil pessoas visitam seu blog ou seu produto, eu tenho certeza que muitas coisas boas podem acontecer :D

Para começar a criar sua lista eu recomendo que você faça uma página de captura, como esta aqui. Essa página de captura que uso aqui no meu blog tem uma taxa de conversão de 38% o que eu considero uma boa taxa. Ou seja, cada 100 pessoas que visita a página 38 deixam o nome e o email :D

Além disso, tendo uma lista você não fica totalmente a mercê do Google, e se porventura o seu site for penalizado, sua lista garante uma boa quantidade visitas para você.

Backlinks de qualidade

Eu fiz recentemente um artigo falando sobre como conseguir backlinks de sites de autoridade  e nele também especifiquei alguns benefícios dos backlinks, recomendo a leitura.

Os backlinks servem para dizer ao Google que seu site é relevante, quando alguém aponta um link para o seu blog/site foi porque esse alguém gostou do seu blog e indica para seu leitores. O Google vê isso e pode até subir seu blog nas buscas orgânicas, mas cuidado, a compra de links é condenada pelas diretrizes do Google.
Criando páginas de aterragem

Página de aterragem pode ser uma página de seu blog que recebe mais visitas, por exemplo, páginas que garante visitas todos os dias, mesmo em dias em que eu poste nenhum artigo.

Essas páginas também podem tornar um blog sustentável a longo prazo, desde que o Google não as penalize por algum motivo, são nessas páginas que devemos concentrar nossos esforços para capturar emails e realizar conversões de acordo com o assunto da página.

Por exemplo, se você conseguir 3 páginas que te garantem 200 visitas por dia cada uma delas, é sinal que você fez um bom trabalho de SEO e que seu blog está no caminho certo para se tornar sustentável.

E para concluir, procure sempre buscar a sustentabilidade em todos os seus projetos, lembre-se que isso pode ser um fator crucial para sua carreira de empreendedor digital, não procure seguir o que está na moda ou os hypes, isso tudo passa, e o que é sustentável pode durar para sempre!

Comentários