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Marcelo De Araujo Cruvinel

Google Adwords - O surgimento da Rede de Display

Foi no ano de 2003 que o Google lançou o #Adsense, uma plataforma que permitiu a empresa introduzir sua solução de anúncios contextuais. A ideia é genial desde sua concepção mas merece destaque pela estratégia muito bem sucedida no domínio do mercado.

Basicamente o Google poderia usar seu algoritmo de mapeamento de conteúdo das páginas da internet para transformar desde um pequeno blog até os grandes portais em parceiros de negócio. Ao mesmo tempo ele ofereceria dentro de sua plataforma, reconhecidamente amigável e com baixas barreiras a entrada, uma solução adicional para anunciantes que tivessem objetivos de marketing mais amplos.

Eu gosto de pensar que o Google se transformou na maior agência de publicidade do mundo unindo anunciantes em potencial a milhares de publishers que estavam a margem de um “oligopolizado” mercado de publicidades e viabilizando negócios em um patamar de investimento impensável para as pesadas estruturas de agências convencionais.

Mas como eu disse o segredo do sucesso está longe de residir na genialidade da ideia. O Google rapidamente compreendeu que o sucesso dependia de cinco variáveis estratégicas: base de anunciantes, variedade da base de anunciantes, a taxa de cliques, o custo médio por clique e a divisão de receita.

Para expandir sua base, o Google montou uma super estrutura com mais de uma dúzia de escritórios de vendas nos EUA e 30 escritórios internacionais. A meta era atingir mais de 10 milhões de pequenos e médios negócios nos EUA com um mercado potencial de US$ 22 bilhões em propaganda local, incluindo US$ 10 bilhões em anúncios em Páginas Amarelas impressas.

Para melhorar o desempenho, os engenheiros do Google aperfeiçoavam constantemente os algoritmos de busca ao passo que os próprios anunciantes conseguiriam otimizar suas configurações.

O custo médio aumentaria com o aumento da base de anunciantes e a divisão da receita oferecia condições diferenciadas a depender do potencial do parceiro embora inicialmente se estimasse os parceiros recebiam entre 60%-70% do valor.

Como uma empresa inovadora, o Google se lançou em outros negócios que contribuem para sua liderança, e sua parcela de mercado já excedeu 90% das buscas em alguns mercados como França, Alemanha, Espanha, Suíça e Reino Unido.

E apesar do próprio Google afirmar que “a concorrência está a um clique de distância”, parece improvável que ele perca sua dominância simplesmente porque não existe outra forma equivalente de atingir usuários em motores de busca.

É nesse contexto estável financeiramente e com um conjunto de valores e princípios que moldaram uma cultura extremamente criativa e inovadora que a empresa alimenta as expectativas de todo mundo quanto a inovação e já sinaliza para algumas novidades, mas que serão tema do próximo artigo.


Marcelo Cruvinel

Sócio da Agência Ideia SEO 

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Marcelo De Araujo Cruvinel
Marcelo De Araujo Cruvinel17 Seguidores 2 Publicações Consultor de Marketing Digital
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