Publicação

Google lança Fact Check, recurso para sinalizar notícias verdadeiras

foto de
Adriele Bandeira CONTEÚDO EM DESTAQUE


Notícia falsa é uma das coisas que mais encontramos na internet, e o Google resolveu investir para acabar com elas, ou pelo menos desestimular a produção de conteúdo mentiroso na web. A empresa acaba de lançar o recurso Fact Check, uma tag que aparece perto das notícias verdadeiras exibidas no Google Notícias e no app Google News & Weather para iOS e Android. Por enquanto a novidade só está disponível para os Estados Unidos e o Reino Unido, mas já causou curiosidade aqui no Brasil: afinal, como funciona?  Como o Google consegue avaliar se uma notícia é verdadeira ou não?

Naturalmente, essa verificação não é feita por pessoas, portanto não há como garantir 100% de acertos. De acordo com um post sobre o Fact Check publicado no blog oficial do Google, para embasar seu “julgamento”, a ferramenta recorre ao algoritmo Claim Review, mas também verifica se o site em questão segue os critérios comumente aceitos para verificação de fatos. Entretanto, os editores de conteúdo que quiserem colaborar com esse trabalho de classificação sinalizando suas publicações como verdadeiras podem fazer isso, e o próprio Google ensina como na sua página de ajuda sobre o uso de source labels no Google Notícias.


Ironicamente, o lançamento do Fact Check foi seguido por boatos de que a criação do recurso teria sido motivada pela agitada eleição presidencial americana. Na internet, comenta-se que o Google teria se inspirado no trabalho de jornais e sites que dedicam-se a apurar a veracidade das afirmações feitas pelos candidatos Hillary Clinton e Donald Trump em seus debates, e que, a partir disso, criam conteúdos que têm como finalidade a verificação de fatos para esclarecimento do eleitor. O Google não se pronunciou a respeito disso. Em seu blog, a empresa se limita a apresentar o Fact Check como uma luz que brilha sobre os esforços para separar a verdade da ficção — o que, convenhamos, já é um grande objetivo a ser alcançado.

Comentários