Publicação

Tecnologia da Informação e Controladoria como ferramentas para otimização da gestão do sistema de produção

foto de
Sérgio Aguiar

RESUMO

Atualmente através da intensificação de concorrência em mercados globalizados muito dinâmicos, as organizações necessitam apresentar e aprimorar cada vez mais os seus diferenciais estratégicos para atender nichos e clientes cada vez mais exigentes, demandando sistemas de produção muito otimizados e com alto nível de eficácia. Desta forma organizações que possuem excelente gestão e efetividade nas tomadas de decisões estratégicas por meio de ferramentas de controladoria e tecnologia da informação apoiados por sistemas de informações gerenciais, garantem vantagens competitivas com relação as demais empresas do mercado e asseguram a sua continuidade com competitividade e qualidade. A implantação de controladoria na empresa com a utilização de sistemas de inteligência de negócios e sistemas integrados de gestão (ERPs) complacentes aos processos de normas contábeis gerenciais de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, atingirá níveis mais altos e apurados de compreensão, aproveitamento e entendimento das informações compartilhadas entre os departamentos da empresa, garantindo melhor confiabilidade, maior agilidade na resolução de problemas diários. A pesquisa visa observar os aspectos relacionados a atuação da controladoria contemplando a integração dos sistemas de inteligência de negócios, sistemas integrados de gestão a contabilidade e na identificação de objetivos estratégicos da organização auxiliando na otimização, observação e análise de todas as fases do sistema de produção. Desta forma, assegurar por meio da criação de relatórios e geração de informações que sejam utilizadas como ferramentas gerenciais de tomada decisão dando suporte aos gestores no desempenho das suas atividades diárias, contribuindo em larga escala, na otimização do sistema de produção e na obtenção de melhorias nos resultados gerais da organização.

Palavras-chave: Controladoria, Sistema de Informação, Tecnologia da Informação, Produção, Administração de Empresas, Contabilidade, Sistemas Integrados de Gestão, Sistema de Inteligência de Negócios.

INTRODUÇÃO

A Tecnologia da Informação tem uma integração com todas as áreas das empresas e realiza um papel muito importante no suporte ao negócio nas tomadas de decisões gerenciais, interage também com todos os processos gerando informações para o desenvolvimento das operações das empresas através de procedimentos que geram um grande volume de dados e transações. Identificar nos ativos de processos operacionais da empresa os pontos positivos e negativos buscando otimizá-los para a melhor utilização dos recursos e ferramentas que serão utilizadas para dar suporte e segurança no direcionamento da empresa, fortalecendo os seus objetivos estratégicos.

O método de pesquisa adotado será baseado em pesquisa descritiva baseada em pesquisa qualitativa que abordará através de estudos de caso e levantamento de dados em processos produtivos e que adotem sistemas de informações gerencias para gerenciar processos, buscar informações e utilizam ferramentas de controladoria para dar suporte a tomadas de decisões e controle de processos.

Andrade (2002, apud RAUPP e BEUREN, 2006) afirma que “a pesquisa descritiva preocupa-se em observar os fatos, registrá-los, analisá-los, classificá-los e interpretá-los, e o pesquisador não interfere neles. Assim, os fenômenos do mundo físico e humano são estudados, mas não são manipulados pelo pesquisador".

Os objetivos presentes no trabalho são: Investigar ferramentas apropriadas para otimização do sistema de produção e mensurar resultados obtidos pela aplicação de práticas de gestão de tecnologia da informação e ferramentas de sistemas da informação e controladoria, dando suporte a tomada de decisão na gestão do sistema de produção.

 Durante o desenvolvimento da pesquisa analisando estudos de caso, surgiu o questionamento: De qual maneira a implantação de sistemas de informação e da tecnologia da informação influencia no processo produtivo e no crescimento empresarial ?

 Em resposta a tal questionamento, levantou-se a hipótese de que a implantação da controladoria obtém-se relatórios de um conjunto de informações que são geradas no decorrer do processo produtivo, que auxiliam na gestão de todas as áreas do negócio e dão suporte para a tomada de decisões de alto nível, obtendo-se êxito na obtenção de ganho em produtividade, na redução de custos, no atingimento de metas, objetivos estratégicos e no crescimento empresarial.

 O trabalho é composto por 3 (três) capítulos:

 O Capítulo I refere-se a uma visão geral de todas as áreas de conhecimento de controladoria, governança corporativa, tecnologia da informação e produção que serão integradas e analisadas em conjunto nos capítulos seguintes.

 O Capítulo II busca analisar a aplicação de sistemas de inteligência de negócios integrados ao sistema de produção, gerando através da controladoria relatórios para apoio a tomadas de decisões. Foi feita uma análise do Estudo de Caso METALUGIA

 O Capítulo III faz uma análise do Estudo de Caso GRAVIA onde poderão ser verificados e mensurados os resultados da aplicação da controladoria através de sistemas de informação em um sistema de produção, determinando a otimização da produtividade e obtenção de melhoria nos resultaos empresariais.

 O método de pesquisa adotado é baseado em pesquisa descritiva baseada em pesquisa qualitativa que aborda através da análise de dois estudos de caso e coleta de dados através de entrevistas de gestores envolvidos em processos produtivos e que adotem sistemas de informações gerencias para gerenciar processos, buscar informações e utilizam ferramentas de controladoria para dar suporte a tomadas de decisões e controle de processos.

Pesquisa completa em:

http://www.webartigos.com/artigos/controladoria-e-tecnologia-da-informacao-como-ferramentas/145966/



Comentários