Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
Publicação

Adicionando Sitelinks Search Box para o seu site

foto de
Marco Mascarenhas

O que é Sitelinks Search Box ou caixa de Sitelinks de busca?

Você pode ter notado o aparecimento de uma caixa de pesquisa dentro de anúncios no Google, particularmente para termos de marca. Estes são mostrados para determinados sites e marcas onde o Google determinou que a caixa de pesquisa seria relevante para os usuários. Por padrão, esta caixa leva o usuário a uma segunda pesquisa no Google usando o operador "site:". 


O meu site é elegível para ter caixa de sitelinks de busca?

Você pode descobrir se o seu site é elegível de duas maneiras:

  1. Realizar uma pesquisa de marca para o seu site - se ele não aparecer imediatamente, tentar algumas variações diferentes. 
  2. Verificar no Google Webmaster Tools. Alguns webmasters receberam mensagens informando se o seu site é elegível.

Como posso enviar os usuários diretamente aos resultados de pesquisa internos?

Certifique-se de que você tem uma versão preferida de sua página inicial configurada. Muitos sites têm múltiplas variações de página inicial, tais como:

  • www.example.com
  • www.example.com/index
  • www.example.com/

Escolha uma destas variações como a sua versão preferida e coloque a tag canonical para todas as outras versões. 

Adicione o código à sua página no formato JSON Microdados-LD ou JSON-LD:

JSON-LD

Este trecho de código pode ir a qualquer lugar na sua página inicial. Nós escolhemos colocá-lo na seção do corpo, mas poderia ir no cabeçalho ou rodapé também.

<script type=”application/ld+json”>
{
“@context”: “http://schema.org”,
“@type”: “WebSite”,
“url”: “https://www.example.com/“,
“potentialAction”: {
“@type”: “SearchAction”,
“target”: “https://query.example.com/search?q={search_term_string}”,
“query-input”: “required name=search_term_string”
}
}
</script>

Microdados

Este trecho de código seria colocado em torno da caixa de pesquisa na página inicial (home).

<div itemscope itemtype=”http://schema.org/WebSite”>
<meta itemprop=”url” content=”https://www.example.com/“/>
<form itemprop=”potentialAction” itemscope itemtype=”http://schema.org/SearchAction”>
<meta itemprop=”target” content=”https://query.example.com/search?q={search_term_string}”/>
<input itemprop=”query-input” type=”text” name=”search_term_string” required/>
<input type=”submit”/>
</form>
</div>

Em ambos os casos (Jason ou Microdados): 

  • Substitua https://www.example.com/ pela url preferida da página inicial do seu site (home).
  • Substitua https://query.example.com/search?q= pela parte de pesquisa do seu site. *

* Para encontrar a string de pesquisa, execute uma pesquisa de teste em sua busca interna. A string de consulta de pesquisa é tudo na URL de destino antes do termo de pesquisa.

Em https://www.example.com/resultado.aspx?pesquisa=TERMODAPESQUISA  a string de pesquisa seria https://www.example.com /resultado.aspx?pesquisa=

Uma vez que o código é implementado, ele pode levar algum tempo para o Google começar a enviar os usuários através de sua pesquisa interna. Se você quer ter certeza que seu código está configurado corretamente, você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google. Para mais informações e solução de problemas, visite o desenvolvedores de páginas do Google em Sitelinks Serch Box.

Comentários