Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Adicionando Sitelinks Search Box para o seu site

O que é Sitelinks Search Box ou caixa de Sitelinks de busca?

Você pode ter notado o aparecimento de uma caixa de pesquisa dentro de anúncios no Google, particularmente para termos de marca. Estes são mostrados para determinados sites e marcas onde o Google determinou que a caixa de pesquisa seria relevante para os usuários. Por padrão, esta caixa leva o usuário a uma segunda pesquisa no Google usando o operador "site:". 

Se você buscar por "novela" dentro da caixa de pesquisa da Globo, por exemplo, o Google irá te direcionar para:


O meu site é elegível para ter caixa de sitelinks de busca?

Você pode descobrir se o seu site é elegível de duas maneiras:

  1. Realizar uma pesquisa de marca para o seu site - se ele não aparecer imediatamente, tentar algumas variações diferentes. 
  2. Verificar no Google Webmaster Tools. Alguns webmasters receberam mensagens informando se o seu site é elegível.

Como posso enviar os usuários diretamente aos resultados de pesquisa internos?

Certifique-se de que você tem uma versão preferida de sua página inicial configurada. Muitos sites têm múltiplas variações de página inicial, tais como:

  • www.example.com
  • www.example.com/index
  • www.example.com/

Escolha uma destas variações como a sua versão preferida e coloque a tag canonical para todas as outras versões. 

Adicione o código à sua página no formato JSON Microdados-LD ou JSON-LD:

JSON-LD

Este trecho de código pode ir a qualquer lugar na sua página inicial. Nós escolhemos colocá-lo na seção do corpo, mas poderia ir no cabeçalho ou rodapé também.

<script type=”application/ld+json”>
{
“@context”: “http://schema.org”,
“@type”: “WebSite”,
“url”: “https://www.example.com/“,
“potentialAction”: {
“@type”: “SearchAction”,
“target”: “https://query.example.com/search?q={search_term_string}”,
“query-input”: “required name=search_term_string”
}
}
</script>

Microdados

Este trecho de código seria colocado em torno da caixa de pesquisa na página inicial (home).

<div itemscope itemtype=”http://schema.org/WebSite”>
<meta itemprop=”url” content=”https://www.example.com/“/>
<form itemprop=”potentialAction” itemscope itemtype=”http://schema.org/SearchAction”>
<meta itemprop=”target” content=”https://query.example.com/search?q={search_term_string}”/>
<input itemprop=”query-input” type=”text” name=”search_term_string” required/>
<input type=”submit”/>
</form>
</div>

Em ambos os casos (Jason ou Microdados): 

  • Substitua https://www.example.com/ pela url preferida da página inicial do seu site (home).
  • Substitua https://query.example.com/search?q= pela parte de pesquisa do seu site. *

* Para encontrar a string de pesquisa, execute uma pesquisa de teste em sua busca interna. A string de consulta de pesquisa é tudo na URL de destino antes do termo de pesquisa.

Em https://www.example.com/resultado.aspx?pesquisa=TERMODAPESQUISA  a string de pesquisa seria https://www.example.com /resultado.aspx?pesquisa=

Uma vez que o código é implementado, ele pode levar algum tempo para o Google começar a enviar os usuários através de sua pesquisa interna. Se você quer ter certeza que seu código está configurado corretamente, você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google. Para mais informações e solução de problemas, visite o desenvolvedores de páginas do Google em Sitelinks Serch Box.

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas67 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários