Publicação

Bill Gates e Steve Jobs - O que eu penso deles?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite
Gostaria falar um pouco sobre essas Duas Personalidades do Mundo da Informática e Tecnologia.


Não se preocupem, quero apenas mostrar para vocês algo que observei na vida desses dois homens, que apesar de serem super criativos, um foi bem mais sucedido que o outro.

Saiba Como.

Para quem não conhece, vamos fazer um resumo sobre cada um.

Steve Jobs

Steven Paul Jobs, mais conhecido como Steve Jobs (San Francisco, Califórnia, 24 de fevereiro de 1955) foi um empresário co-fundador das empresas de informática Apple Inc e NeXT. Criou alta notoriedade em torno de seu nome por levar a cabo uma política industrial que valoriza a inovação e o design de seus produtos.  Steve Jobs, fora do meio empresarial era menos conhecido pelo seu jeito contraditório de agir.

Budista, e não materialista, tinha o costume de andar descalço e de bermuda, reduziu seu salário na Apple a 1 dólar, e ao mesmo tempo teve uma fortuna estimada em 2009 de 5.1 bilhões de dólares. Extremamente perfeccionista, chegava a olhar pixel a pixel o desenvolvimento de seu trabalho aplicando sempre a simplicidade. Acredita que a equipe organizadora é fundamental em todo o processo, onde ele é o grupo de um só homem.

Apesar de inúmeras controvérsias apresentadas em seu modo de ser e administrar, e por muitos sendo tomado como “insuportável”, Steven Paul Jobs era com certeza um dos maiores administradores da atualidade tendo feito e refeito todos os processos e comprovando durante anos ser merecedor de tal título decorrente de sua excepcional carreira de sucesso. (By Wikipédia)

Bill Gates

William Henry Gates III KBE, GCIH (Seattle, 28 de outubro de 1955), mais conhecido como Bill Gates, é um magnata, filantropo, autor e, em parceria com o sócio Paul Allen, fundador da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo. É um dos pioneiros na revolução do Computador pessoal.

Foi fundada em 1975 por Bill Gates, então com 19 anos, em parceria com Paul Allen. O primeiro produto comercial da empresa foi o Altair BASIC para o MITS Altair (Micro Instrumentation Tlemetry System), produzido no mesmo ano. Em 1980 a empresa deu um passo decisivo ao adquirir da Seattle Computer Products o sistema operativo 86-DOS.

Gates liderava o ranking dos mais ricos do mundo desde 1995, segundo a revista Forbes. Sua fortuna era estimada em US$ 130 bilhões. Em 1999, Gates ultrapassou a marca dos US$ 100 bilhões, mas desde 2000 o valor nominal da Microsoft vem caindo após o estouro da internet, e também após várias doações multibilionárias feitas por Gates a projetos filantrópicos.

No filme Piratas do Vale do Silício, podemos conhecer um pouco sobre a vida e trajetória de sucesso de cada um.

O que mais me chamou atenção foi como Steve jobs liderava sua equipe na Apple. Destratando-os e exigindo deles total empenho e criatividade, ao ponto de seus programadores ficarem trabalhando 52 horas sem parar, e mesmo assim Steve se demonstrava irredutível.

Enquanto Bill Gates com sua sagacidade e digamos assim  jogo de cintura, soube muito bem usar suas ideias de modo favorável ao ponto  de se tornar o homem mais rico do mundo.

Além de Tudo isso Bill Gates é um homem bastante generoso e filantropo. Certa vez assisti na TV Record uma reportagem onde falava sobre a instituição que Bill e Melinda Gates ajuda e fiquei impactado.

Steve Jobs era um homem prepotente  e arrogante (minha opinião). No filme fica claro o quanto ele subestimava o jovem Bill Gates. Ele foi traído pelo seu próprio egocentrismo, dando ao jovem Bill a oportunidade de conhecer o segredo da interface gráfica do então projeto Macintosh. E Bill muito esperto usou isso a seu favor, construindo seu primeiro software “Windows.”

Não concordo com a atitude que Bill teve em relação a Steve, mas diante de tudo isso, foi ele que triunfou sobre o império da informática. o nome Microsoft é um gigante nessa indústria.

O que quero realmente transmitir com tudo isso é que um grande líder, não deve somente exigir de seus cooperadores um trabalho árduo e eficiente. Deve ser  também um grande motivador.

O que faltou para Steve?

Saber lidar com pessoas, tratar com respeito e dignidade. Maquinas são latas, seres humanos são coração.

Todo ser humano gosta de ser tratado com respeito e ter reconhecimento.

Lideres do mundo todo. Você é um Bill Gates ou um Steve Jobs?

Costumo afirmar que um grande líder deve ter uma dosagem equilibrada de Emoção e Razão. Ninguém pode ser 100% razão ou 100% emoção justamente o que faltou a Steve um pouco mais de humanismo, dosar suas emoções.

Reflita sobre isso e deixe a sua opinião...

Comentários