Publicação

Como calcular o retorno sobre investimento e o custo por aquisição

foto de
Ricardo Sanches CONTEÚDO EM DESTAQUE

Aprenda como calcular o retorno sobre investimento e o custo por aquisição de sua campanha de marketing digital. Ambos são métricas muito importantes para você analizar o resultado da veiculação de suas peças publicitárias na internet.

Você sabe analisar se seu investimento foi correto? Será que sua campanha teve a conversão esperada? Entenda o conceito de retorno sobre o investimento e custo por aquisição. Ambos são métricas muito importantes se você busca novos negócios através da internet.

Retorno sobre investimento (ROI)

O termo retorno sobre investimento vem do inglês return on investment e também é conhecido por ROI. Esta métrica foi criada antes do marketing digital e ela serve para o anunciante saber quanto de lucro teve a partir de um investimento em publicidade.

No marketing digital o ROI é responsável pelo lucro que você teve através da veiculação das suas peças publicitárias na internet.

Para obter o seu retorno sobre investimento é fácil. Primeiro divida a receita que foi gerada pela sua campanha de marketing digital pelo custo da campanha. Depois multiplique o resultado por 100, já que o ROI é um percentual. Por exemplo, se você lucrou R$ 3.000 com sua campanha e ela teve um custo de R$ 300, então você conseguiu um retorno sobre investimento de 1.000%.

Lembre-se que uma boa campanha de marketing digital sempre deve ter o ROI positivo. Quanto maior o valor melhor, mais lucro pra sua empresa.

Custo por aquisição (CPA)

Outra forma que você tem para calcular o resultado de sua campanha de marketing digital é o CPA, ou custo por aquisição. Essa métrica faz referência ao valor investido em sua campanha para conseguir uma conversão. Por exemplo, Uma loja virtual pode medir o quanto investe para conseguir uma venda, ou uma escola o quanto investe para conseguir uma pré-matrícula através do site.

O CPA é muito usado para medir se a campanha foi eficiente e o cálculo é muito fácil. Basta dividir o total investido pelo número de conversões, ou seja, se sua escola investiu R$ 1.000 em publicidade e conseguiu 50 pré-matrículas, então seu custo por aquisição foi de 20. Dessa forma a cada R$ 20 investido em publicidade você conseguiu um novo aluno.

Conclusão

Agora é só se lembrar que quanto melhor a campanha menor é seu custo por aquisição e maior seu resultado sobre investimento.

Originalmente postado em: rvsanches.com.br

Comentários