Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Marco Mascarenhas

Funcionamento de um Mecanismo de Busca

Você usa todo dia o Google para fazer um mundo de pesquisas, mas você sabe como funciona um mecanismo de busca?


Um mecanismo de busca consiste de seis componentes principais:

1. Crawler ou spider ou robot

Crawler (rastejador), spider (aranha) ou robot (robô), como é chamado, é um componente que interage diretamente com a web e que possui como função descobrir novos documentos e páginas na Internet, de forma a torná-los consultáveis. Esses robôs, de maneira automática e recursiva, visitam as páginas na web, fazem uma leitura delas, copiam, e, seguem os hyperlinks que encontram.

Em um determinado intervalo de tempo, os rastejadores voltam e re-visitam as páginas,  garantindo assim que, quando seu conteúdo é atualizado, ele seja incorporado ao índice  de documentos do mecanismo de busca. 

2. Índice de documentos

O document index, ou índice de documentos, é tipo um repositório que possui a finalidade de guardar todas as páginas e seus respectivos endereços que foram encontrados, capturados e enviados pelos crawlers.

Os arquivos (páginas e URL´s) são compactados, estruturados e catalogados na base de dados, de forma a possibilitar sua localização conforme os parâmetros da consulta efetuada pelo usuário.

3. Cachê de documentos

O document cache, ou cachê de documentos, é um componente que armazena as páginas no formato original que foram encontrados. O cachê de documentos auxilia a visualização das páginas, quando elas não estão disponíveis no momento.

4. Processador de consultas 

O query processor, ou processador de consultas, coordena a execução das consultas dos usuários. O processador comunica-se com os demais componentes do mecanismo e efetua três tarefas: 

  • Distribui as consultas enviadas pelo usuário;
  • Obtêm a lista de arquivos relevantes para a consulta;
  • Reúne os resultados encontrados pelos demais componentes.

5. Sistema de ranking de documentos

Conforme a consulta do usuário, o document ranking, ou ranqueamento de documentos, efetua o ranking dos documentos encontrados no índice de acordo com sua relevância e importância.

6. Software de interface, interrogação e recuperação 

A interface de apresentação ao usuário exerce duas funções:

  • Recebe os termos das consultas dos usuários;
  • Exibe os resultados encontrados pelo mecanismo de busca.

Pronto! Agora que você sabe como funcionam os buscadores, é só trabalhar os sites para serem otimizados para eles. #SEO

COMPARTILHE

Marco Mascarenhas
Marco Mascarenhas67 Seguidores 21 Publicações CEO, Analista de SEO, Analista de Métricas, Cientista da Computação
Seguir
Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia e trabalho com SEO desde 2008. Me interesso muito por marketing digital, desenvolvimento de sistemas, cerveja e praia.

Comentários