Publicação

O que é SEO? E por que utilizar no seu blog ou site?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

O nome SEO vem do Inglês “Search Engine Optimization.” Que em português significa, otimização para mecanismos de pesquisa”.

SEO é o processo de conseguir tráfego grátis e orgânico para seu site nos principais motores de busca, como o Google e Bing.

SEO é a prática de melhorar e promover um site ou blog, utilizando técnicas e métodos a fim de aumentar o número de visitantes que o site recebe dos motores de busca.

Esta classificação acontece de acordo com que o motor de busca considera mais relevante para os usuários.

As técnicas e métodos utilizados são os mais variados, que vão desde a escolha de palavras chaves dentro das páginas de seu próprio site e que se estendem até a prática de conseguir que outros sites coloquem links de ligações que apontem para os conteúdos do seu site.

Por Que o Meu Site ou Blog Precisa de SEO?

A maioria do tráfego na internet é conduzida pelos principais motores de busca, embora as mídias sociais e outros tipos de tráfego podem gerar visitas ao seu site, à verdade é que os motores de busca são o principal método de navegação para a maioria dos usuários da Internet.

Os motores de busca são os únicos que fornecem tráfego qualificado, ou seja, pessoas procurando realmente o que você tem a oferecer.

Se o seu site não pode ser encontrado pelos motores de busca, você vai perder oportunidades incríveis.

Pesquisas mostram que empresas que não conseguem atingir as primeiras páginas dos motores de busca podem não atingir o sucesso esperado na internet ou até mesmo quebrar.

Os motores de busca podem gerar publicidade, receita e exposição como nenhum outro canal de marketing.

Investir em SEO em longo prazo pode lhe trazer uma taxa excepcional de retorno em comparação com outros tipos de marketing e promoção.

 
Por Que os Motores de Busca Não Conseguem Encontrar o Meu Site Sem SEO?

Os motores de busca são inteligentes, mas eles ainda precisam de ajuda. Os principais motores estão sempre trabalhando para melhorar sua tecnologia para rastrear a web e retornar os melhores resultados para os usuários. No entanto, existe um limite para que os motores de busca possam operar.

Considerando que você esta fazendo SEO de forma correta, pode conseguir a atenção de milhares de visitantes.

Movimentos errados podem esconder ou enterrar o seu site profundamente nos resultados de pesquisa, onde a visibilidade é mínima.

Além de disponibilizar o conteúdo para os motores de busca, SEO também ajuda a impulsionar rankings para que seus conteúdos sejam colocados aonde pesquisadores, ou seja, usuários vão encontra-lo facilmente.

A Internet está se tornando cada vez mais competitiva, e as empresas que realizam SEO vão ter uma vantagem decisiva no número de visitantes e clientes.

Posso Fazer SEO Sozinho e Sem Ajuda?

O mundo do SEO é complexo, mas a maiorias das pessoas pode entender facilmente o básico. Mesmo uma pequena quantidade de conhecimento pode fazer uma grande diferença.

Muitas informações e conteúdos sobre SEO é gratuito e está disponível na internet, existem vários ebooks e tutoriais, leia bastante e combine isso com um pouco de prática e vai estar a caminho de se tornar um guru.

Claro que isto vai depender do tempo que você tem disponível a vontade de aprender, e complexidade do seu site.

Você pode querer que um especialista cuide disso para você. As empresas que praticam SEO podem variar, alguns têm um foco altamente especializado, enquanto outros têm uma abordagem mais ampla e geral. Você precisa saber qual é a mais adequada para seu caso.

Por esta razão, é sempre bom ter uma compreensão dos conceitos básicos e fundamentais.

Existem vários sites que tratam profundamente deste assunto. Alguns deles são: o site AgenciaMestre.com - SeoMaster.com.br - BMO.

Comentários