Portal GSTI
Portal GSTI

PublicarCadastre-seLogin
Menu
foto de
Eduardo Moraes

Sites Responsivos: O que são? Eu preciso de um?

Mas afinal o que é um site responsivo?

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

Veja um site responsivo exibido no formato desktop:

O mesmo site responsivo exibido no formato celular e tablet:

Um site responsivo custa mais caro?

Depende da empresa que você contratar. No geral esta tecnologia está presente na maioria das empresas de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites. (Entre em contato conosco. Faremos um orçamento personalizado com a necessidade do seu negocio.)

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Os números falam por si só

Em dezembro de 2013 a empresa Comersite baseada em 40 clientes de diversas áreas fechou com uma média de 30% dos acessos via dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Acompanhe mais alguns dados que comprovam o mercado mobile e vão fazer você repensar sobre o seu site:

Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile.

Sete em cada 10 usuários que acessar via celular espera no máximo 5 segundos a página abrir.

A cada 10 usuários que tiveram dificuldades em acessar um site mobile 4 falaram que não voltariam a tentar.

Mais de 15% das transações do Mercado Livre na América Latina tem origem mobile.

O valor médio das compras via mobile chega a 13% a mais do que as compras feitas por computador.

Até o final de 2014 a maioria dos sites serão acessados por dispositivos móveis.

A fórmula é simples

Se você trabalha com vendas e o seu site está com uma navegação difícil você está perdendo no mínimo 30% hoje e isso vai aumentar! O mercado web é muito dinâmico com muitas variáveis, sendo assim, se o usuário esperar muito para abrir o site ou ficar com restrições para navegar e fechar o navegador e busca outro mais fácil.

Como fazer um site responsivo?

Se você fez o seu site recentemente com uma agência ou empresa especializada faça um teste acessando via celular ou tablet para ver o comportamento dele. Caso esteja utilizando temas do WordPress busque como “layouts responsivos para wordpress” e dê preferência para estes temas.

Se estiver contratando uma empresa agora para desenvolver um novo projeto tenha esse requisito como fundamental e não abra mão de passar uma boa experiência de navegação para os usuários de tablets e smartphones pois esse número cresce diariamente.

Como testar um site responsivo

Existem dezenas de sites que simulam várias resoluções de telas para você testar o seu site como por exemplo o Responsive Design Checker.

O Google também possui um site para você fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Para acessá-lo clique aqui.


COMPARTILHE

Eduardo Moraes
Eduardo Moraes3 Seguidores 5 Publicações Consultor de Marketing Digital
Seguir

Comentários