Publicação

O que fazer para ser um DBA?

foto de
William Miranda CONTEÚDO EM DESTAQUE


É impossível imaginar os dias atuais, com tanta rapidez e tecnologia, sem o poder de processamento dos computadores e dos softwares que a cada minuto são desenvolvidos. É nessa questão que a profissão de um #Administrador de Banco de Dados torna-se importante, uma vez que ele, entre outras funções, armazena os dados de forma eficiente e segura.

Essa disponibilidade dos dados, assim como a sua consistência, integridade, confiabilidade e segurança são decisões gerenciais, que precisam ser ágeis e oportunas. Ou seja, em outras palavras, um DBA é o responsável pela saúde física dos dados e dos bancos de dados corporativos.

Nesse artigo vamos responder à todas as dúvidas a cerca de profissão que está oportunamente incluída no mundo da TI (Tecnologia da Informação). Entre elas, a formação necessária para atuar como um DBA, os conhecimentos úteis, o que ele faz e também vamos dar dicas para que o profissional aumente o nível de conhecimento e se destaque no mercado de trabalho.

Para a didática de entendimento, listamos todas essas questões em tópicos!

O que é um DBA?

A abreviação vem do termo inglês Database Adminstrator – que na tradução é Administrador de Banco de Dados – e refere-se ao profissional responsável por gerenciar, instalar, configurar, atualizar e monitorar um banco de dados ou um sistema de bancos de dados. Algo que envolve, inclusive, a idealização dos padrões de qualidade e dos prazos estipulados pelos clientes.

O que um DBA faz?



Em partes, essa pergunta já foi especificada acima, mas selecionamos algumas das tarefas mais comuns:

  • Avaliar o Hardware do Servidor de Dados
  • Instalar o Software do Banco de Dados
  • Planejar e Implementar o Banco de Dados
  • Criar e abrir o Banco de Dados
  • Fazer o Backup do Banco de Dados
  • Gerenciar os usuários do Banco de Dados
  • Recuperar o Banco de Dados, caso seja necessitado
  • Monitorar e ajustar a performance do Banco de Dados

Atenção!

Alguns especialistas afirmam que, no mínimo, um DBA precisa saber executar, com precisão, 3 funções. Então, atenção, essas são as mais importantes de todas:

  1. Instalar e Gerenciar o Banco de Dados e seus usuários, com segurança;
  2. Efetuar e Recuperar os Backups; e
  3. Monitorar e Ajustar a performance do Banco de Dados.

Visto as funções de um DBA, é válido saber que a maioria desses profissionais é formada por Engenheiros de Computação, Processamento de Dados ou Informática. Também existem cursos tecnológicos de Banco de Dados.

Sendo que um diferencial de mercado é o conhecimento em recursos de desempenho e portabilidade, migração de plataformas, gerência de projetos e outros. Sobre isso, vamos falar mais especificamente em um próximo artigo.

O que um DBA precisa saber

Quem tem interesse em se tornar um DBA precisa ter em mente algumas orientações que são pressupostas pela própria profissão. Selecionamos alguns tópicos, que são importantíssimos, para que você faça uma auto avaliação. São eles:

  • Concentração
  • Conhecimento Técnico
  • Trabalhar sob Pressão

Para dar detalhes desse tópico, vamos supor um acontecimento diário dos profissionais da área: quando o trabalhador é exigido para fazer a recuperação de dados, ele precisa realiza-la o mais rápido possível e, claro, sem falhar.

Apenas nessa situação, é possível constatar os 3 tópicos. Concentração para conseguir focar na solução do problema, Conhecimento Técnico para saber exatamente o que fazer e Trabalhar sob Pressão porque a solução precisa ser entregue o quanto antes.

Abaixo, vamos organizar algumas metodologias referentes ao Conhecimento Técnico.

Onde encontrar os melhores materiais de Estudo



Sites/Blogs

Os sites tem sido os mais buscados para atualização e informações sobre a área de atuação de um DBA. E os blogs também são ótimas fontes para consulta de pesquisa e aprofundamento em assuntos específicos. Listamos alguns:

Fóruns

Os Fóruns para DBAs são outra opção de estudo para os profissionais. Neles, discussões são feitas diariamente. Aqui, as trocas de informações e comentários são constantes e com relevância para “problemas” diários, dos quais, a maioria dos DBAs enfrenta. Vejam essas opções:

Livro Banco de Dados

Os livros, que a princípio podem parecer antiquados, ainda continuam sendo uma das melhores opções de aprendizagem. Fizemos aqui, também, uma pequena lista dos Melhores Livros para estudar.

Ah, sim. Você pode estar pensando: “Poxa, só livros em inglês”. Bem, nesse caso, selecionamos outras opções, agora, com livros na língua portuguesa e que também são muito indicados para os Administradores de Bancos de Dados. Mas, saibam que, a maioria das certificações exige o conhecimento básico na língua inglesa, ok?

O que eu preciso estudar primeiro para ser um DBA Oracle

Como já citado acima, existem muitas formas de aprender e aumentar o conhecimento profissional, inclusive com opções gratuitas. Para tanto, nesse artigo criamos uma ordem específica dos temas à serem estudos. E o objetivo é facilitar o dinamismo do seu aprendizado. Vejam:

Modelagem de Dados

Este é o primeiro e mais importante assunto que um DBA e qualquer outro profissional que for trabalhar com Banco de Dados diretamente precisa saber. Saber como criar tabelas e fazer o relacionamento entre elas é primeiro passo para evitar problemas futuros muito sérios como os de performance e espaço no servidor.

SQL

Em inglês: Structured Query Language (e na tradução: Linguagem de Consulta Estruturada) e é definida como a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional. A maioria das características originais do SQL foi inspirada na álgebra relacional.

PL/SQL

Em inglês: Procedural Language/Structured Query Language. É uma extensão da linguagem padrão SQL para o SGDB (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) Oracle, da Oracle Corporation.

Administração de Dados

É a função responsável por desenvolver e administrar de modo centralizado as estratégias, procedimentos e práticas para o processo de gerência dos recursos de dados.

Conhecimento Contínuo

Para terminar esse artigo, vale uma dica de ouro: além das certificações Oracle. É uma atualização de informações constante. E uma dessas formas de se manter atento ao mercado é acompanhar nossos artigos. Como Conseguir o Primeiro Emprego DBA  e  Quanto Ganha um DBA .

Então, não deixem de ler e bons estudos! E ahh se gostou do artigo compartilhe ele nas redes sociais, isso ajuda muito a passarmos a nossa informação adiante. Tem algo a acrescentar? Se tiver é só deixar um comentário, queremos sempre melhorar e sua opinião é muito importante para o nosso portal.

Artigo Original: O que fazer para ser um DBA

Comentários