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6 Dicas de Marketing Pessoal

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Claudio Gomes Silva Leite

Nesse artigo, eu gostaria de trazer 6 ótimas dicas de marketing pessoal, que você pode utilizar por meio de seu blog.

1 – Networking

Como todos sabemos, o networking melhora, e muito, sua forma de trabalhar. Isso por que você terá acesso a pessoas que poderão te ajudar a alcançar os objetivos desejados.

Caso você tenha um blog de um nicho que não conhece muito, mas deseja se tornar um expert, um bom networking te possibilitará a conexão com dezenas, ou até centenas de pessoas que já são expert no mercado a anos. Isso vai te ajudar muito no processo de se tornar um expert.

networking

Crie links, debata, converse, ajude, principalmente ajude, no que você puder. Acredite na força da lei do retorno, que diz que quanto mais você dá, mais recebe, e essa lei do retorno pode garantir bons frutos ao seu trabalho.

Com certeza existe alguém precisando de ajuda com alguma coisa, onde você poderá ser útil, e essa pessoa será útil a você quando mais precisar também, essa é a lei do retorno, e muitas vezes ela é imediata.

Eu recomendaria que você começasse o seu networking utilizando as redes sociais, tais como o Twitter ou Facebook, mas quero recomendar, ainda, que você faça mais uso do networking pessoal, em encontros, feiras, trabalho e até mesmo na rua.

2 – Experiência pessoal

Para aumentar o seu marketing pessoal por meio de seu blog, uma das melhores técnicas é escrever sobre suas experiências pessoais. As pessoas gostam disso, e caso elas se identifiquem com a sua história, pronto, está feito o negócio.

Escreva sobre suas experiências, sobre sua vivência e sobre coisas que você também tem lido e aprendido. Seja um facilitador para as pessoas, caso você tenha lido um livro de 100 páginas, faça um resumo de 20 páginas, com os pontos fortes e focais do livro e distribua livremente, por meio de seu blog.

As pessoas não só te verão como um expert na área, como também se sentirão bem, ao saber que você gosta de ensinar e de ajudar.

3 – Seja um especialista

Bom, é ótimo que você, a essa altura do campeonato, já tenha se tornado, ou esteja no processo, de se tornar um expert. E eu já disse, em um outro artigo, que não há nenhum mistério sobre esse assunto.

marketing pessoal

Apenas pesquise, leia, ouça e estude o mercado, assim você terá potentes armas na hora de escrever seus artigos, livros, comentários e outros conteúdos na internet.

Isso não só ajuda as pessoas, como também aumenta o seu marketing pessoal, fazendo com que as pessoas te vejam como um especialista na área.

4 – Trabalhe o SEO

Trabalhar o SEO, vai te ajudar a ser encontrado com mais facilidade pelos mecanismos de pesquisa. Assim, caso alguém procure por determinado assunto, ou pelo seu nome, facilmente encontrará seu site e as informações relevantes que você tem.

É uma parte chata e não há muito prazer em fazer isso, mas a otimização deve ser feita e os estudos sobre SEO e SEM devem ser feitos, sempre. O crescimento de nosso negócio e o nosso marketing pessoal dependem disso.

5 – Seja visto

Um grande amigo meu dizia: “Claudio, quem não é visto, não é lembrado”, e eu aprendi, desde muito novo, que devemos aparecer, não como um bobão, mas com um especialista e expert em determinada área ou assunto.

Com aparecer, não entenda querer ser o dono da verdade, ou então o famoso “puxa-saco”, mas sim uma pessoa que tem sempre uma boa resposta para as perguntas, alguém que está completamente focado em trazer soluções ao invés de problemas.

Seja visto como especialista e facilitador, isso vai ajudar a tornar seu marketing pessoal fascinante, você vai ver. Comece a fazer alguns testes, apresente algumas soluções, seja visto pela comunidade e pelo mercado, e com o tempo, você terá ótimos resultados.

6 – Ofereça o melhor

Não basta oferecer conteúdo, é necessário oferecer conteúdo de qualidade e relevância. As pessoas estão cansadas de ouvir historinhas, principalmente no nicho de “ganhar dinheiro na internet”, essas histórias de lucros exorbitantes e riquezas automáticas estão por fora, a muito tempo, pena que muitos ainda não enxergaram isso.

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Ofereça os melhores artigos para seus leitores, o melhor de seu conteúdo. Busque em livros, cursos e seminários, as melhores respostas para as perguntas mais difíceis e apresente para seus leitores.

Você pode estar dizendo que isso é “entregar ouro ao bandido”, ou seja, pode estar pensando que, ao liberar conteúdo de qualidade de forma gratuita estará perdendo dinheiro, mas eu te garanto que ao fazer isso, seu marketing pessoal e seu negócio sofrerão de um aumento gradual, não só de leitores e clientes, mas de leitores e clientes de qualidade, o que é muito diferente.

Conclusão

Então, te convido, hoje, a começar a colocar em prática os assuntos abordados aqui, e caso você não tenha o retorno esperado, eu te desafio a olhar para o seu negócio e fazer uma reflexão do que tem sido feito.

Grande abraço.

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