Publicação

Como criar um blog de qualidade?

foto de
Claudio Gomes Silva Leite

Muitas pessoas tem o desejo de criar um blog, mas criar um blog é fácil, o difícil é mesmo criar um blog de sucesso. Um blog de sucesso é aquele que gere muita renda para seu dono, que tenha muitos leitores de qualidade, que tenha conteúdo de qualidade, que seja referência no nicho em que esta incluso. Pensando em quem já tem um blog no ar e pretende fazê-lo ter muito sucesso (creio que seja o seu caso), vamos passar algumas dicas muito bacanas para que você possa de fato ter sucesso com seu blog. Não sabe como criar um blog de sucesso? Vamos ensinar agora!

CONTEÚDO DE QUALIDADE

O primeiro passo é ter conteúdo de qualidade, escrever artigos bem interessantes para seus leitores. Sem um bom conteúdo seu projeto esta fadado ao fracasso. Não existe um blog de sucesso sem um bom conteúdo. É simples, a pessoa entra em seu blog buscando por um bom conteúdo, e se não encontrar aquilo que ele procura, é certo que vai deixar seu blog sem ler mais nada. Acaba de perder um leitor. Por isso, você tem mesmo que produzir conteúdo de qualidade. Para fazer isso leia outros blogs, seja do mesmo nicho ou não. Leia revistas, jornais, notícias. Leia livros. Tudo isso ajuda você a ter mais criatividade e criar algo que realmente seja interessante para seus leitores.

TENHA UM BOM TEMPLATE

Ter um tema adequado ao nicho o qual você esta inserido é sempre um passo muito importante para o sucesso do blog. Criar um blog de sucesso envolve diversos pontos, e esse é um deles. Se você tem um blog sobre carros, talvez ter uma seção o qual os leitores podem indicar novos lançamentos para que você possa gerar conteúdo passa a ser uma excelente idéia. Existem diversas funcionalidades que você pode adicionar ao tema, basta que você use a criatividade. As cores, a usabilidade, tudo é importante. Pense no leitor na hora de criar o tema proposto.

SAIBA SEO!

Tráfego é basicamente o que vai fazer seu blog ter sucesso. Se você deseja ganhar dinheiro com o mesmo, ter muitos comentários, ter bastante subscritores e muito mais, você terá que  ter um bom tráfego. Para ter tráfego você poderá utilizar diversas formas de divulgar seu blog, como comentar em outros blogs, comprar publicidade, escrever guest posts, utilizar redes sociais e muito mais. Porém, mesmo com todas essas formas de fazer a divulgação do seu projeto, você tem que saber SEO, ou seja, conhecer ao menos o básico das técnicas de SEO do seu projeto. Se você souber como rankear melhor seus artigos, você automaticamente recebe mais visitas, e ganha mais dinheiro, mais fans no facebook, mais subscritores e muito mais.

ESTEJA PRESENTE NAS REDES SOCIAIS

Já não é segredo que é extremamente importante estar presente nas redes sociais. Hoje o Facebook já tem um tráfego imenso, e o seu objetivo como blogueiro é levar as pessoas que estão na rede social ao seu blog, afinal, você quer ter leitores não é?  Esteja presente no Twitter, pois é hoje a rede social com a maior força viral existente. Publique um Tweet da forma correta e em instantes milhares de pessoas vão estar a acessar seu projeto. Esteja presente no Facebook, pois é lá onde estão a maioria das pessoas que antes ficavam acessando aos blogs como o seu. E também faça parte do G+, pois quando publica um link por lá o mesmo ganha autoridade perante aos resultados de busca (técnica de SEO).

ESTEJA SEMPRE A TESTAR NOVAS IDEIAS

Um dos grandes diferenciais daqueles blogs que realmente fazem sucesso para os que não fazem é mesmo o fato de uns terem criatividade e não terem medo de testar o novo, e outros não tem criatividade ou quando tem se sentem acuados com medo da reação dos leitores. Tenha em mente que o novo é o responsável pelo sucesso de muitos, principalmente na internet.

Os leitores já estão cansados de  mais do mesmo. Se teve uma nova ideia, teste, faça um beta da ideia e veja qual o resultado. Se precisar mudar algo, mude, só não deixe a ideia na gaveta. Sua criatividade pode ser a grande chave para o sucesso do seu blog.

Comentários