Publicação

O que é Dropbox e o poder da computação em nuvem

A computação em nuvem é um dos grandes avanços do século XXI, que barateou e facilitou o armazenamento de arquivos e a interação desses arquivos em diversas plataformas em simultâneo. Nesse artigo, vou falar de um dos porta vozes dessa nova tecnologia, que é o DROPBOX.

O Dropbox, ao contrário de outros serviços, não é um serviço de compartilhamento para as massas. Ele se destina a armazenar os arquivos dos seus usuários e compartilhar no máximo na  sua rede de amigos. Em comparação com 4shared, que tem as mesmas características de armazenamento e compartilhamento. O 4Shared possui uma ferramenta de busca, caso você queira encontrar um arquivo de alguma pessoa que você não conhece ainda.

O Dropbox não tem essa ferramenta de busca, mas permite, por exemplo, disponibilizar esse arquivo para download, através de um link específico. Você pode se conectar a mais pessoas. Se por exemplo, seus colegas de trabalho ou amigos em comum, pesarem a compartilham arquivos entre si, e assim emular um espaço de disco muito maior.

PORTABILIDADE DOS SEUS ARQUIVOS

Outra característica é que tudo o que você tem no seu computador, tem uma cópia no Dropbox, ficando acessível pela web e pelos aplicativos de celular Iphone e Android que ele oferece. A vantagem dele sobre seus concorrentes é a facilidade, velocidade, o fato de sincronizar com vários dispositivos.

Outros serviços, como o Google Drive, limitam um pouco o numero de downloads. O Mega.nz estava na mira da justiça desde que deixou de ser Megaupload e as vezes seus links deixam de funcionar. Outros serviços, de menor expressão e qualidade tem limitações graves, como por exemplo, velocidade baixa de download, cortar o arquivo no meio, enviar aquelas barras chatas que ficam no navegador e ficam exibindo aquelas propagandas de SPAM.


Comentários